sábado, 7 de abril de 2018

LEITURA PARA BEBÊS, SIM!

Leitura para bebês, sim!

Priscila Kesley blogs.oglobo.globo.com 03/04/201

Sabemos que ler para as crianças é importante, mas e para os bebês? Também! Antes mesmo de nascer, o bebê já está fazendo “leituras” do mundo: ele ouve a voz da mãe e já responde com determinados movimentos ainda na barriga, por exemplo. Ao chegar ao mundo cheio de informações, o bebê passa a tentar entender os tempos de espera, a ausência, os sinais de voz, os gestos e os cuidados que recebe. Tudo isso (e muito mais) são, sim, atos de leitura.
Evélio Cabrejo-Parra, especialista em leitura na Primeira Infância, afirma que as crianças pequenas são músicos em estado puro, com uma audição extraordinária. Esse “super poder” impactará no desenvolvimento cognitivo, e, ainda mais importante, emocional/psíquico dos pequenos. Por isso, deve ser estimulado - e muito!
Vale reforçar que proporcionar literatura para os bebês não significa tentar alfabetizá-los. A leitura literária nessa etapa está ligada ao mergulho desses recém-chegados à floresta de  linguagem que nos cerca: música, entonações, ritmos, cores, pausas, símbolos, etc. Trata-se de dar a eles material para pensarem sobre si mesmos e o mundo, criando significados mesmo antes de falarem. Parra diz ainda que “há uma musicalidade própria do texto” diferente das demais; uma musicalidade capaz de inserir a criança desde cedo na língua, patrimônio cultural de todos nós e que requer conhecimentos específicos de identidade (como modulação de voz, palavras adequadas a esse ou aquele contexto, etc.).

O que você talvez não saiba, mas deveria:
  • Entre o terceiro e o quinto mês de gestação o sistema auditivo do bebê se constitui e a voz da mãe começa a ser processada e chegar com uma ressonância particular. É possível ler para o bebê ainda na barriga!
  • Os bebês podem “estragar” os livros? Os bebês mordem, tocam, babam, rasgam os livros porque essa é a maneira deles de testar cores, texturas, formatos - ou seja, informações. É preciso ensiná-los a apreciar as obras sem estragá-las e não limitar a leitura e o contato físico com os livros apenas “quando ele estiverem prontos”. Quanto antes, melhor!
  • Os bebês e as crianças não-alfabetizadas podem não saber ler de modo convencional (dominando um código), mas antes de entrarem na escola, eles já simulam comportamentos leitores que viram por aí. Tudo isso forma uma preciosa bagagem para quando a criança tiver de empregar suas próprias viagens solitárias no mundo do saber e da linguagem.
  • Não é melhor cantar para os bebês? Os bebês precisam de música, pois eles se atentam a tonalidade e ritmo. A leitura tem sua própria musicalidade e ela deve ser uma das muitas opções do cardápio musical das crianças pequenas, não a única.
  • É nos primeiros anos de vida que o cérebro humano atinge seu pico de conexões cerebrais. Essas interligações representam a capacidade de aprendizagem e as pesquisas mostram que seu maior ou menor número depende não apenas de genética, como de estímulos de qualidade, que devem ocorrer na creche ou em casa. Ler é uma das maneiras de estimulá-lo.
  • A leitura amplia o vínculo do cuidador (seja mãe, pai ou outro responsável) com o bebê, ampliando a relação de afeto essencial para o desenvolvimento infantil.
  • Bebetecas: isso mesmo, bibliotecas para bebês existem! Esses espaços são pensados para responder às necessidades de crianças entre 6 meses e 3 anos de vida, levando em consideração a importância do brincar e da socialização dos pequenos, além de seu conforto. Além disso, frequentar bibliotecas públicas é um direito de todos os cidadãos, inclusive dos bebês. Procure uma em sua cidade!

Mãos às obras
Formar um leitor autônomo, isto é, uma criança capaz de navegar sozinha em busca do saber com senso crítico, requer acompanhamento e incentivo desde bem cedo. Esse é o papel indispensável da família e dos educadores. Mas, por onde começar? O primeiro passo você já deu ao se informar sobre o assunto. Abaixo listo algumas fontes de informação de leitura para crianças.

Dicas do que ler - com Denise Guilherme, especialista da área
A Taba - especialista em curadoria de literatura infantil.
Blog A Cigarra e a Formiga - Daisy compartilhe as aventuras literárias com os filhos pequenos.
Blog das Letrinhas - espaço da Editora Cia das Letras para debater os temas relacionados ao selo voltado para a literatura infantil.
Lê no ninho - programa de leitura para crianças entre 6 meses e 3 anos da Biblioteca Villa Lobos (SP)

Saiba mais sobre leitura para bebês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts