segunda-feira, 2 de abril de 2018

ATAULFO ALVES

Ataulfo Alves

Ataulfo Alves
Ataulfo, em 1939.

Ataulfo Alves de Sousa (Miraí2 de maio de 1909 – Rio de Janeiro20 de abril de 1969[1]) foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiroacordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino.

    Biografia:

    Aos oito anos de idade, já escrevia versos. Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, engraxate, marceneiro menino de recados, e lavrador, ao mesmo tempo em que frequentava a escola. Aos dez anos, perdeu o pai e sua mãe foi. Mais tarde com os filhos, passou a morar no centro de Miraí.
    Aos dezoito anos fixou residência no Rio de Janeiro acompanhando um médico para quem trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezenove anos tocava violãocavaquinho e bandolim. Casou-se com Judite e o casal teve cinco filhos.
    Aos vinte anos começou a compor e tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro.
    Em 1933, Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, gravou Tempo Perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico. Em 1958 apareceu no filme Meus Amores no Rio.
    Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira. Intérpretes importantes como Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4, fizeram versões de suas músicas.
    Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade.

    Um comentário:

    1. Acompanhei a trajetória desse mestre, que eu considero um dos maiores compositores da época, no tempo do Edifício da noite, Rádio nacional do Rio de Janeiro,programas Cesar de Alencar,Manoel Barcelos, e outros.No tempo que a música era de fato letras e melodias de bom gosto.

      ResponderExcluir

    VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

     VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

    Popular Posts