segunda-feira, 2 de abril de 2018

FERNANDO DE AZEVEDO

Fernando de Azevedo



Fernando de Azevedo nasceu na cidade de São Gonçalo do Sapucaí,MG em 2 de abril de 1894 e faleceu em São Paulo, 18 de setembro de 1974) foi um professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo brasileiro.

Biografia
Foi diretor geral da Instrução Pública do Distrito Federal (1926-30), Diretor Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo (1933), Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo (1941-42), e membro do Conselho Universitário por mais de doze anos, desde a fundação da Universidade de São Paulo. Foi também Secretário da Educação e Saúde do Estado de São Paulo (1947). Posteriormente, foi Diretor do Centro Regional de Pesquisas Educacionais, que ele instalou e organizou (1956-61), e Secretário de Educação e Cultura no governo do prefeito Prestes Maia (1961). Foi redator e crítico literário de O Estado de S. Paulo (1923-26), jornal em que organizou e dirigiu, em 1926, inquéritos sobre a arquitetura colonial e sobre educação pública em São Paulo, abordando os problemas fundamentais do ensino de todos os graus e tipos, e iniciando uma campanha por uma nova política de educação e pela criação de universidades no Brasil. No Distrito Federal (1926-30), projetou, defendeu e realizou uma reforma de ensino radical. Traçou e executou um largo plano de construções escolares, entre as quais as dos edifícios na rua Mariz e Barros, destinados à antiga Escola Normal, hoje Instituto de Educação. Em 1933, quando Diretor Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo, promoveu reformas, consubstanciadas no Código de Educação.Foi, aos 22 anos, professor substituto de latim e psicologia no Ginásio do Estado em Belo Horizonte. Foi também professor de latim e literatura na Escola Normal de São Paulo, professor de sociologia educacional no Instituto de Educação da Universidade de São Paulo e catedrático do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Professor emérito da referida Faculdade da USP.
Fundou em 1931, e dirigiu por mais de 15 anos, na Companhia Editora Nacional, a Biblioteca Pedagógica Brasileira (BPB), de que faziam parte a série Iniciação Científica e a coleção Brasiliana. Foi o redator e o primeiro signatário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (A reconstrução educacional no Brasil), em 1932, em que se lançaram as bases e diretrizes de uma nova política de educação. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação em 1938 e eleito presidente da VIII Conferência Mundial de Educação que deveria realizar-se no Rio de Janeiro. Eleito no Congresso Mundial de Zurique (1950) vice-presidente da International Sociological Association (1950-53), assumiu com os outros dois vice-presidentes, Morris Ginsberg, da Inglaterra, e Georges Davy, da França, a direção dessa associação internacional por morte de seu presidente, Louis Wirth, da Universidade de Chicago. Foi membro correspondente da Comissão Internacional para uma História do Desenvolvimento Científico e Cultural da humanidade (publicação da Unesco). Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Sociologia, de que foi presidente, desde sua fundação (1935) até 1960. Foi também presidente da Associação Brasileira de Escritores (seção de São Paulo). Durante anos escreveu para O Estado de S. Paulo.
Recebeu os seguintes prêmios:
  • Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (1943)
  • Cruz de Oficial de Legião de Honra, da França (1947)
  • Prêmio de Educação Visconde de Porto Seguro, conferido pela Fundação Visconde de Porto Seguro, de São Paulo (1964)
  • Prêmio Moinho Santista (1971) em Ciências Sociais
Pertenceu à Academia Paulista de Letras e também à Academia Brasileira de Letras.
Encontra-se colaboração da sua autoria no semanário Mundo Literário (1946-1948).

Um comentário:

  1. Foi o grande homem que foi, graças a sua dedicação e a educação recebida no Colégio dos Jesuítas da Campanha MG.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts