quinta-feira, 22 de março de 2018

EXPOSIÇÃO DE FOTOS HISTÓRICAS DA CAMPANHA.

EXPOSIÇÃO DE FOTOS HISTÓRICAS DA CAMPANHA
          Este é o ambiente , que foi carinhosamente preparado para que você tenha um pouco mais de conhecimento da nossa rica história.








               As obras que vocês vão ver aqui, a grande maioria pertenceu ao acervo de meu avô Paulino Araújo Ferreira Lopes, algumas de autores desconhecidos e por mim. As reproduções artísticas, foram feitas  pelo Daniel Paiva e eu.

               A exposição que hora apresentamos, deveria ter sido no dia 09 de março por ocasião dos 178 anos em que Campanha foi elevada a cidade, o que lhe rendeu imenso prestígio político a nível  estadual e nacional. Mas optamos pelo feriadão da Semana Santa, para possibilitar que pessoas residentes fora, tivessem a oportunidade de visitar.

               Daqui a 19 anos, Campanha estará comemorando os seus 300 anos de descobrimento. Penso que devemos nos espelhar no passado para projetarmos  o nosso futuro.

               Embora eu não tenha puxado intelectualmente por inúmeros antepassados, que fizeram história, não só em Campanha, mas em todo Brasil, tais como Francisco de Paula Ferreira Lopes e Bernardo Saturnino da Veiga, depois dos meus 50 passei  a me interessar muito pela nossa cultura e educação.

               Lendo um pouco da nossa história, vi que nossos antepassados após o ciclo do ouro, deram muita importância para a educação e cultura. E a educação dos mineiros, especialmente dos sul mineiros tem todo um diferencial, que certamente todos vocês já devem ter ouvido de muitos que nos visitam.

              Do alto dos meus 67 anos , passei por pelo menos três gerações e a cada dia que passa, vamos constatando a vertiginosa queda da nossa educação e cultura. Por que isto acontece? Quais as causas de tanto desinformação e interesse?

               Este foi o motivo da criação do IFEC – Instituto Fênix de Educação e Cultura. Esta exposição será o nosso ponto de partida, visando mostrar a todos um pouco da nossa rica história. Outros eventos culturais e educacionais  estão sendo estudados, antecipando a criação de um educandário que espero seja o grande marco dos 300 anos da Campanha.

               Em 2037, por ocasião do 3º século da Campanha espero que ela esteja sendo governada por ex-alunos do IFEC, um sonho que haverá de se tornar realidade.

               Quero fazer um agradecimento a todos que foram importantes para a realização deste evento;
Giovanni Dias Ferreira Pinto que foi o primeiro incentivador. Mesmo estando distante por motivos profissionais,  sempre teve uma palavra de atenção e incentivo.
Paulo Astério de Lambari , la do Vagão 98. Ao conhecer o seu canto cultural, composto de uma livraria, um café e um salão de apresentações variadas, pude ver que o momento de começar algo é agora. Se ficarmos esperando as condições propícias, jamais sairemos do lugar. 
Daniel de Paiva da Extremis Company, uma empresa de tecnologia digital especialista em desenvolvimento de sistemas como site, software e aplicativo e consultoria.  E é impressionante como nos identificamos e ele está sempre atento aos detalhes técnicos para me alertar.
A prefeitura da Campanha na pessoa do prefeito Luiz Fernando Tavares, o departamento de Cultura que viabilizou a presença do professor Samuel, nos honrando com sua arte.
 Meus filhos Alexandre e Glauber, que mesmo estando longe tem sempre uma palavra de apoio. Glauber foi quem sugeriu o nome Fênix, que tem todo um significado com os nossos objetivos e Alexandre o criador da 1ª e 2ª logo do Foto Fênix e que fará também a logo do IFEC.
Minha mãe dona Clarinha e minha companheira Ducelene Sales que sempre me incentivaram e compreenderam as minhas ausências por conta do projeto.
Meu amigo Wilson Melo, um parceiro de todos os momentos, sempre me incentivando e trazendo uma palavra de entusiasmo.
E finalmente o amigo Leonardo Lima, uma verdadeira enciclopédia ambulante em termos de história, especialmente no que diz respeito a Campanha. Boa parte do que eu sei da nossa cidade, devo a ele.
Respondendo a um questionamento. Todas as fotos expostas estão a venda.

Estão todos convidados para fazerem uma viagem no tempo e descobrirem a história, o significado, a importância de cada foto.
José Milton


Um comentário:

  1. Para nós campanhenses, é um grande significado apreciar tamanha exposição com bastantes fotografias que retratam boa parte de toda história da cidade da Campanha. O que se sabe é que o expositor e organizador deseja, que todos os campanhenses e estudantes residentes na cidade, saibam um pouco mais sobre a história e a influência da cidade ao logo deste tempo.
    Resgatar este marco, sem dúvidas, é tão importante quanto regressar ao passado, que com certeza influenciou grande parte a nossa história municipal.
    Portanto, é sempre uma oportunidade rever o que foi marcante em nossa cidade, desde as pessoas ilustres quantos aos que por aqui residiram e deixaram sua marca. Afinal, Campanha tem muitas coisas que se pode explorar e gerar conhecimento, ainda mais aprofundados.
    Esperamos que esta exposição possa trazer resultados significantes para a cidade e para todos que por lá estiverem apreciando cada fotografia e sua história que nela se retrata.
    Parabéns ao José Milton, pela exposição e resgate de nossa história!

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts