quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

TOM JOBIM E TOSTÃO, DOIS TALENTOS.

Antônio Carlos Jobim

Por Dilva Frazão 

Biografia de Antônio Carlos Jobim

Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador brasileiro. Garota de Ipanema, um de seus maiores sucessos, foi escrita em 1962 em parceria com Vinícius de Morais.


                    Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994) nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 25 de janeiro de 1927. Filho do diplomata Jorge de Oliveira Jobim e Nilza Brasileiro de Almeida cresceu em uma família de artistas e boêmios. A avó tocava piano e os tios eram seresteiros. No ano seguinte mudou-se com a família para o bairro de Ipanema. Aos oito anos ficou órfão de pai. Seu padrasto, Celso Pessoa foi quem mais tarde, lhe deu um piano. Com 14 anos já tocava algumas músicas de ouvido. Estudou piano com Hans Joachim Koellreutter e depois com Lúcia Branco e Tomás Teran. Apaixonou-se pela obra de Villa-Lobos - que conheceu mais tarde.
                    Seu primeiro emprego foi em um escritório de arquitetura, enquanto cursava o primeiro ano da faculdade. Insatisfeito, decidiu largar tudo e se dedicar ao estudo da música. Em 1949 casou-se com Teresa, paulista que conheceu na praia aos 15 anos, e com quem teve dois filhos. Tocava em bares e boates de Copacabana. Em 1952 foi contratado pela gravadora Continental, como a função de passar para o papel as músicas dos compositores. Em 1954, auxiliado pelo maestro Radamés Gnatalli, começou a fazer os primeiros arranjos. O emprego na Continental assegurou-lhe a gravação de suas músicas. A primeira foi “Faz Uma Seresta” (1954), em parceria com Juca Stocklei.
                    O primeiro grande parceiro de Tom foi Newton Mendonça. Juntos fizeram “Brigas”, “Meditação”, “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só”. Em parceria com Billy Blanco, fez “Teresa da Praia” e a “Sinfonia do Rio de Janeiro”. Em 1956 musicou e fez os arranjos da peça "Orfeu da Conceição", de Vinícius de Morais, logo depois adaptada para o cinema pelo cineasta francês Marcel Camus. Desta peça fez parte a música "Se Todos Fossem Iguais a Você", que logo fez grande sucesso.
                    Em 1958, como diretor artístico da Odeon, Elisete Cardoso gravou, com arranjos de Tom, acompanhada do violão de João Gilberto, várias canções feitas em parceria com Vinícius. O disco "Canção do Amor Demais", se tornou um marco na história da música no Brasil. Em 1959, depois de um ano de preparação, João Gilberto lançou o disco "Chega de Saudade", que além da música título, trazia “Desafinado”, “Samba de Uma Nota Só”, entre outras. O LP fez tanto sucesso que a Odeon teve que fazer várias reedições. Logo, a “Bossa Nova”, um novo tipo de música, se transformaria em sucesso nacional.
                    Em 21 de novembro de 1962, o concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque, abriu as portas do mercado americano. Foi o começo de carreira internacional de Tom Jobim, que viveu na ponte-aérea Rio-Los Angeles nos anos 60. No ano seguinte gravou um disco com o saxofonista Stan Getz e, em 1967, com Frank Sinatra
                    A parceria Tom/Vinícius na música "Garota de Ipanema" composta em 1962 e só gravada em março de 1963, chegou a figurar entre as dez canções mais executadas em todo o mundo. Foi a música que mais projetou seu nome no exterior. Garota de Ipanema foi gravada por grandes nomes da música, entre eles, Frank Sinatra.
                    Tom Jobim também compôs sozinho alguns clássicos, como "Corcovado" (1960), "Samba do Avião" (1963) e "Lígia" (1973). É também autor de inúmeras canções inspiradas na natureza, como "Wave" (1969), "Águas de Março" (1972). . Em 1968, a música "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, venceu o Festival Internacional da Canção. Nas décadas seguintes, teve canções interpretadas por grandes nomes da música, como Ella Fitzgerald e Elis Regina.
                    Em 1986, já separado, casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz, com quem teve dois filhos. Na década de 90, abandonou a boemia e era visto com frequência às 8 da manhã, com seu chapéu de palha, fumando charuto, e frequentando um café no Leblon.
                    Antônio Carlos Jobim faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1994.


DR.EDUARDO GONÇALVES ANDRADE - TOSTÃO
Tostão, o Craque.
Dr. Eduardo, médico, escritor, comentarista e colunista.
Eduardo Gonçalves de Andrade, mineiro de Belo Horizonte nasceu em 25 de janeiro de 1947, mais conhecido como Tostão, é um ex-jogador que fez história no Cruzeiro e é considerado como um dos maiores do Clube e do futebol brasileiro. Ele vestiu a camisa celeste entre 1964 e 1972 e é o maior artilheiro da história do Clube: ele fez 245 gols em 383 jogos.
Tostão foi a estrela maior do time campeão brasileiro de 1966 e conquistou seis Campeonatos Mineiro pelo Clube. Foi o primeiro jogador de Minas Gerais a ser convocado para uma Copa do Mundo, em 1966, e também foi titular absoluto do time tricampeão mundial de 1970, formando um ataque de peso com Jairzinho, Gerson, Pelé e Rivelino. Pela Seleção Brasileira, Tostão marcou 36 gols em 59 partidas, como jogador do Cruzeiro. É o maior artilheiro do Clube na Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts