Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

LEITURA EM FAMÍLIA FORTALECE OS LAÇOS ENTRE PAIS E FILHOS, DIZEM ESPECIALISTAS.

Leitura em família fortalece os laços entre pais e filhos, dizem especialistas

Ana Paula Blower - Extra - 20/05/2017


A leitura abre as portas do mundo. Através dela, é possível conhecer culturas e novas histórias sem sair do lugar. Quando se é criança, então, ler ajuda a construir a criatividade e a se comunicar melhor, dizem especialistas. Além disso, um livro pode ser elo de aproximação entre pais e filhos, servindo como ferramenta para o diálogo. E para celebrar a leitura, tem evento hoje com diversão e literatura. É a edição especial do “Leitura em família”, na Lagoa.

— A criança que lê não só é inserida no mundo, como é ajudada na formação acadêmica. Trabalha a imaginação através da leitura, incentivando a criatividade. Além disso, quem lê, escreve e se comunica melhor. Acostumar as crianças desde pequenas ajuda a criar esse hábito tão importante — diz a pedagoga May Chagas, diretora pedagógica do Centro Educacional da Lagoa, organizador do evento.

Para a psicóloga Renata Yamasaki, separar um momento da semana para ler com os filhos reforça o vínculo familiar e pode promover discussões sobre temas atuais. Ela lembra que é importante estimular a reflexão sobre a leitura.

— A criança pode lembrar de uma situação que já aconteceu na escola, por exemplo, e é possível conversar sobre ela. Um livro pode ainda abordar questões importantes, como gênero e deficiência. Na relação familiar, é essencial ouvir o outro e o livro é o meio do caminho para isso — afirma.

Para dar uma forcinha, a escolha do livro é determinante. Os pais precisam, segundo Renata, se dispor e embarcar no mundo dos pequenos e respeitar seus interesses. Pular etapas, como sugerir obras com muito texto, pode atrapalhar.

— Num mundo tão tecnológico, a família tem papel primordial para a criança adquirir hábito da leitura. Ler para uma criança é uma forma de afeto. Os livros não podem ser vistos apenas como obrigação pelas crianças — diz Cristina Figueiredo, idealizadora do “Livros nas praças”, outro organizador do encontro.

Fique por dentro da programação

O evento

O “Leitura em família" é uma parceria entre o projeto “Livros nas praças", uma biblioteca sobre rodas itinerante que percorre comunidades no Rio ao longo do ano, e o Centro Educacional da Lagoa (CEL).

Onde e quando

O evento será hoje, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, das 9h às 16h. O “ônibus-biblioteca” ficará no estacionamento do parque e terá tendas para o público, além de tapetes emborrachados e mesas.

Programação

Bate-papo com escritores de literatura infanto-juvenil: às 11h, Mirna Brasil Portella, autora de livros como “Carnavalança” e “Do Mar", conversa com as crianças. Às 15h, a autora Giulia Paim fala com jovens e pais sobre o livro “Boston Boy” e troca ideias sobre principais conflitos da adolescência.

E mais

Serão distribuídos kits para a criançada com lápis de cera, lápis de cor e papel para oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário