quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

GROTÃO, O PONTO MAIS ALTO DA SERRA DAS ÁGUAS.

          Mais uma vez venho a publicar, mais uma matéria do amigo Maurílio Villamarim, principalmente no tocante a parte da Serra das Águas no município da Campanha. Talvez por falta de informação os produtores rurais da região ainda não se interessaram no cultivo da uva a fim de industrializar e produzir vinhos. Há pouco mais de 200 anos o Padre José de Souza Lima começou aqui na Campanha a produção de vinho. No final do século XlX exatamente no ano de 1889 o vinho produzido na Campanha pelo senhor Adolpho Lion Teixeira, foi premiado da Feira Internacional de Paris, ganhando a medalha de ouro daquele ano.
          Como Campanha perdeu o bonde da história? Esta é uma resposta que eu gostaria de ter.
          O marco (foto abaixo) que está na divisa de Campanha e São Gonçalo do Sapucaí marca a altitude de 1.556 metros do nível do mar. Portanto um clima favorável ao plantio de umas. Mas, como as vinícolas existentes aqui desapareceram assim? E por que os produtores rurais da região não se interessam mais pela vinicultura?

Maurílio Villamarim
MARCO GEOGRÁFICO DO VÉRTICE DE TRIANGULAÇÃO - Maurílio Villamarim - Campanha/MG - 28/01/2017 - 23:59h.
Fotografia do Marco Geográfico do Vértice de Triangulação, de bronze, encimado numa forma geométrica simples como "tronco" de pirâmide ou de "cone", implantado em 01/09/2000 pelo CONSELHO NACIONAL DE GEOGRAFIA, LOCALIZADO na Serra das Águas - Sul de Minas. 

Recebeu o nome de "Grotão" Á UMA ALTITUDE DE 1.556 METROS. Este é o ponto mais alto da Serra das Águas com os seus 34 km de extensão , abrangendo os municípios de Lambari, Campanha, São Gonçalo e Heliodora. 
(Antes de receber oficialmente o nome de Serra das Águas, era conhecida como Serra do Campo Grande ou Serra da Campanha). 
MARCO: - Objeto que, no ponto central da superfície do seu topo materializa a implantação de pontos geodésicos e topográficos, definidores de alinhamento.
VÉRTICE: - Ponto onde convergem dois ou mais alinhamentos, geralmente materializado por um marco.
TRIANGULAÇÃO: - Consiste na construção de um triângulo com base em pontos bem definidos (veja figura). Um dos vértices desse triângulo será sempre o ponto para o qual se tem interesse de preservar ou localizar. Na figura, podemos ler : Vértice de Triangulação. 

Conselho Nacional de Geografia - Nome: Grotão - Data: 01/09/2000 - Não destruir - Protegido pela Lei.
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts