Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SAIBA O QUE AJUDA AS CRIANÇAS A LER MELHOR.

Saiba o que ajuda as crianças a ler melhor

Delas.pt - 23/10/2016

Comer de forma saudável ajuda a crescer melhor. Até aqui, nada de novo, ou não fosse esta mensagem repetida vezes sem conta, sobretudo numa sociedade onde a obesidade infantil se tornou já um flagelo – por cá, 33,3% das crianças entre os dois e os 12 anos têm peso a mais, confirmam os dados da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil. Mas o que um estudo finlandês vem agora mostrar é que comer bem tem também impacto na capacidade de leitura dos mais pequenos. Ou seja, quem melhor come, melhor lê.

Publicado na revista científica ‘European Journal of Nutrition’, o trabalho contou com a participação de 161 crianças, com idades entre os seis e os oito anos, seguidas desde o momento que iniciaram o ensino básico até ao terceiro ano de escolaridade. A qualidade do que ingeriam foi analisado, assim como os seus resultados acadêmicos. E as conclusões do trabalho não deixam dúvidas: as crianças cujas dietas eram ricas em vegetais, frutas, peixe e gorduras insaturadas e pobres em açúcares apresentavam melhores capacidades de leitura quando comparadas com os colegas que não tinham este tipo de dieta. O que reforça a importância da alimentação no cuidado não só do corpo, mas também da mente.

Mas há mais:

“Outra observação importante é que a associação entre a qualidade da alimentação e as capacidades de leitura não estava dependente de outros fatores, como o estatuto socioeconómico, a atividade física ou a gordura corporal”, esclareceu, em comunicado, Eero Haapala, especialista da Universidade da Finlândia e responsável por este trabalho, que confirma o papel e a responsabilidade de pais e escolas na implementação das melhores escolhas, no que à alimentação diz respeito, uma vez que que são estes os principais responsáveis por tornar os alimentos mais saudáveis acessíveis às crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário