segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O BEM E O MAL.

O Bem e o Mal - Texto sobre Antroposofia


Para abordar a questão do bem e do mal, assunto fundamental para a humanidade, é preciso em primeiro lugar tratar da missão dela: o desenvolvimento da liberdade e do amor altruísta. Note-se que, sem a primeira, o amor não pode ser altruísta. De fato, por maior que seja um ato de amor, se ele é motivado por instintos, prazeres, imposições, egoísmo, enfim, por qualquer coisa que não seja o que Rudolf Steiner, o fundador das Antroposofia, denominou "amor pela ação", ele não é altruísta. Por exemplo, suponhamos que alguém doe dinheiro para uma instituição construir algo; se isso for feito em troca desse algo levar o nome do doador, a doação não é altruísta. Uma doação altruísta não deve conter absolutamente nenhuma amarra; a pessoa ou instituição que recebe a doação deve ter completa liberdade na aplicação do que foi doado.
Uma pessoa coerentemente materialista deve negar a possibilidade de o ser humano ter livre arbítrio, pois da matéria não pode advir liberdade. A matéria está sujeita às leis físicas, que são inexoráveis. Se não o fosse, não haveria nem prédios, nem máquinas, pois seria impossível projetá-los, contruí-los e garantir que não cairiam ou que funcionariam, respectivamente. Uma interessante questão é: o ser humano físico é composto de matéria; como então ele pode ter liberdade?
- - -
Vejam a continuação, ou melhor, o artigo todo, em
www.sab.org.br/antrop/setzer-bem-mal.htm

Estou inserindo cópia desta menasgem no fórum Antroposofia, onde será mais fácil localizá-la. Aguardo comentários e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts