sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CURITIBA TEM ESCOLA DE ESCRITA, E QUE FAZ SUCESSO.



Curitiba tem Escola de Escrita, e que faz sucesso

Rodolfo Luis Kowalski - Bem Paraná - 14/08/2016
Escrever é um ato solitário. É o autor, o papel em branco e a caneta. De companhia, o ruído das lembranças e a imaginação. Isso, no entanto, não significa que uma boa companhia, quiçá até mesmo uma escola, não possa ser de grande proveito para aqueles que anseiam por se tornarem literatos. E prova viva disso é a Escola de Escrita (apelidada de Esc), localizada na Rua Riachuelo, 427, na região central de Curitiba.
Idealizado pela editora e escritora Julie Fank, o espaço oferece cursos com duração de até seis meses (um ano a partir do ano que vem) para aqueles que desejam aperfeiçoar a escrita ou ainda, como dizia José Saramago, que possuem a necessidade de dizer quem são e o que estão a fazer — “deixar coisas feitas pode ser uma forma de eternidade”, afirmava o português.
Desde sua fundação na Capital, há dois anos (completados no último dia 7 de julho), a escola já recebeu mais de 500 alunos e outros 2 mil visitantes, entre eventos literários, saraus e palestras. “É até assustador saber que tem tanta gente interessada em literatura. Eu mesma já estudava há seis anos esse mercado, mas não imaginava um sucesso tão imediato no formato”, comenta Julie.
“Quando comecei, ouvi muito ‘não acredito em escolas de escrita, em oficinas’. Para muitas pessoas falta humildade em relação à aprendizagem”, critica. “Vale para qualquer área, porque não valeria para a literatura? É um mito.”
A trajetória da escritora, editora e professora começou anos atrás em Cascavel, no oeste do Paraná, sua cidade natal. Em sua casa, montou uma sala para oferecer aulas que respondiam a demandas específicas de língua portuguesa para grupos, principalmente jornalistas e publicitários. O negócio deu certo e ela acabou continuando com o processo até que, há dois anos e meio, veio morar em Curitiba para trabalhar com o mercado editorial.
“Quando vim para cá, não imaginava que a demanda do português e da escrita, por meio de uma aula mais lúdica, fosse tão grande. Isso acabou até se tornando mais forte que a minha atuação no mercado editorial, que era meu foco inicial”, conta a esctirora. “É uma Escola de Escrita, um nome que de tão óbvio acabou pegando. É quase como se alguém dissesse ‘vou na padaria’. Mas qual padaria? ‘A padaria’”, brinca.
Hoje, são duas as principais “frentes” da escola, uma mais voltada para a redação jurídica, cursos em empresas, e a outra, que Julie destaca ser o “coração da escola”, é a formação do escritor. São ofertados cursos de escrita criativa, edição de texto, aperfeiçoamento textual, e até cursos mais longos, com duração de seis meses e foco mais específico, como crônica, escrita dramática (teatro) e romance, por exemplo.
Em termos metodológicos, são três os principais eixos: repertório, técnica e marca autoral. “O repertório, que abrange os cursos de Literatura Subvsersiva e Filosofia para Quem Escreve, não é tanto voltado para a prática da escrita, mas para a leitura. A técnica é justamente o que todo mundo busca. E quando falamos em técnica, não falamos só de criação literária, mas procedimento de texto e a língua em si, como código”, explica.
O curso-chave para começar a entender um pouco disso é o de Escrita Criativa. A ideia é que se você conhece a regra, consegue subvertê-la”, explica Julie. “Por fim o marco autoral, que acaba permeando os outros dois eixos. Vamos trabalhar com aquilo que identifica a voz do aluno, aquilo que ele tem de mais dele. E só em cursos mais longos a gente tem como fazer isso”.

Matrículas abertas até o final de agosto

Cursos de longa duração:
Oficina de crônicas, com Luís Henrique Pellanda
Filosofia para quem escreve, com Daniel Medeiros
Oficina livre de tradução, com Christian Schwartz
Escrita dramática - laboratório de dramaturgia, com Marcelo Bourscheid
Aperfeiçoamento Linguístico, com Julie Fank
Aperfeiçoamento Textual, com Julie Fank

Cursos de curta duração:
Escrita Criativa: primeiros passos, com Julie Fank
Literatura e Matemática, com Jacques Fux
Literatura Subversiva, com Luci Collin
Criação de Mundos Ficcionais, com Thiago Tizzot
Voz e performance, com Michelle Pucci
Análise do discurso para curiosos, com Guida Bittencourt
Argumentação e Argumentação Jurídica, com Guida Bittencourt
Revisão e Edição de Texto, com Julie Fank
Introdução à mitologia, com Hertz Wendell
Oficina de Zines, com Estelle Flores
Oficina de Ensaio, com Moema Vilela

Cursos contínuos:
Redação para vestibular, com Mateus Ribeirete
Grupo de estudos feministas, com Guida Bittencourt

SERVIÇO
www.escoladeescrita.com.br
41 3114 7100
contato@escoladeescrita.com.br
Rua Riachuelo, 427, Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts