quarta-feira, 22 de junho de 2016

22 DE JUNHO DE 2016.Dr. Sérgio- Sr. Paulino e Barbosa Rodrigues

JOÃO BARBOSA RODRIGUES natural da cidade de São Gonçalo do Sapucaí MG tendo nascido ao 22 de junho de 1842 e falecido na cidade do Rio de Janeiro  em 06 de março de 1909.  Foi um engenheiro naturalista 
e botânico. Foi criado na cidade da Campanha MG .Foi criado na cidade da Campanha MG, onde estudou até aos 16 anos de idade quando mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro com toda a sua família.  Primeiramente dedicou-se ao comércio, mas sempre mostrou-se interessado em ciência naturais, colecionando insetos e plantas. Tornou-se professor de desenho e especializou-se em botânica, sob a orientação de Francisco Freire Alemão. 

Esteve na Amazônia em uma missão científica do governo imperial (1872-1875).  Anos mais tarde organizou e dirigiu, em Manaus, Jardim Botânico, inaugurado em 1883 sob o patrocínio da Princesa ,Isabel e extinto após a Proclamação da República.
Em 1880  tornou-se diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o qual dirigiu até sua morte. Publicou uma obra de vasta extensão e uma de suas mais importantes contribuições foi seu trabalho sobre orquídeas, em três volumes, "Genera et species orchidearum novarum" (1877/1881). Deixou ainda uma "Iconografia das Orquídeas".
Em estadia em Minas Gerais, se destacou como engenheiro  na construção da igreja matriz de Alfenas,  que teve sua pedra fundamental lançada a 06 de agosto de 1876, sendo inaugurada a 30 de setembro de 1883. 
Sua herma no Jardim Botânico é obra do escultor Olinto de Matos. No centenário de seu nascimento o botânico foi homenageado com o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues em São Paulo.


PAULINO DE ARAÚJO FERREIRA LOPES

22.06.1891 – 11.12.1971

PAULINO DE ARAÚJO FERREIRA LOPES - Fotógrafo. Natural da Campanha-MG. Filho do Capitão Eulálio da Veiga Ferreira Lopes e de Clara de Araújo Ferreira Lopes, estudou no Colégio São Luiz, dirigido por Jesuítas em Itu, Estado de São Paulo.

No início do século XX, Paulino aprendeu a arte da fotografia com o francês Etienne Farnier. Presume-se que seus primeiros trabalhos profissionais ocorreram a partir de 1907, sendo desconhecido o início exato de suas atividades como fotógrafo. Paulino, quando jovem, atuou também em cidades da região.

Em 1912, casou-se com Guiomar Gomes de Mello, natural de Passos/MG. O casal teve sete filhos: Lourdes, José Augusto, Celina, Célia, Hercília, Terezinha e Paulo. O ateliê fotográfico – Foto Araújo – sempre funcionou anexo à residência possibilitando o convívio diário com a prática da fotografia, o que levou os filhos a atuarem como auxiliares do pai, possuindo funções distintas (José Augusto – fotógrafo; Célia – impressão de fotos por contato, em geral 3x4 e filmes de amadores; Celina – ampliação e colorização de fotos; Terezinha – atendimento de clientes e retoque de chapas e negativos; Paulo – fotógrafo, revelação de “slides” e filmes e ampliações em grande formato).

Paulino teve suas fotografias publicadas em diversos jornais campanhenses e na revista “Alvorada” (agosto/1928 a dezembro/1930), dirigida pelo Dr. Borges Neto.

Reconhecido na arte de fotografar, suas imagens eram trabalhadas levando em conta o manejo de luzes e sombras, a escolha do horário ideal para o registro fotográfico e o cuidado com o retoque nos portraits.

Paralelamente ao seu trabalho profissional em fotografia, Paulino atuou como Juiz de Paz por alguns anos e foi tesoureiro da Santa Casa de Misericórdia da Campanha durante a presidência do Dr. Serafim Maria Paiva de Vilhena.

Sempre foi um homem muito tranquilo, bom papo, bom ouvinte, e o que ouvia, morria ali. Tanto que conseguiu ser amigo dos militantes da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Social Democrata (PSD), sem problema algum. Sua casa era uma sala de visitas. Quase todas as noites ele recebia amigos. E era aquele papo gostoso das 19h até por volta das 22h, terminando, é claro, com um delicioso café com os quitutes da Dona Guiomar. Paulino era caseiro, avesso a festas, mas também muito liberal, já que sua esposa era festeira e não perdia um baile, sempre acompanhada de suas filhas.

Atualmente o seu acervo fotográfico integra o Centro de Memória Cultural do Sul de Minas ligado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Campus Campanha), servindo de base para pesquisas acadêmicas.

No ano de 2012 seu nome foi inserido no Dicionário Histórico-Biográfico dos fotógrafos e da fotografia no Brasil, organizado pelo Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, com foco na consolidação de informações sobre a fotografia no Brasil do século XX.

“A fotografia em Campanha: Paulino Araújo entre retratos e vistas constituindo memórias (1907 – 1970)” foi o tema da dissertação de mestrado de Raquel de Fátima dos Reis, defendida na Universidade Federal Fluminense sob orientação da Profª. Drª. Ana Maria Mauad, no ano de 2013.

Dr. Sérgio de Almeida Oliveira.ocupa a cadeira 83 da Academia de Medicina de São Paulo, da qual é fundador.
Iniciou seus estudos em sua cidade natal na Escola Estadual Zoroastro de Oliveira. Os dados abaixo da da Academia de Medicina de São Paulo.

Academia de Medicina de São Paulo Fundada em 7 de março de 1895 www.academiamedicinasaopaulo.org.br titular da disciplina de cirurgia torácica e cardiovascular (2000-2005). Em 2006 recebeu o título de professor emérito da FMUSP. Sérgio Almeida de Oliveira foi também diretor científico do Instituto do Coração do HC-FMUSP (2000-2005) e é cirurgião cardiovascular nos hospitais Beneficência Portuguesa, Albert Einstein e Sírio-Libanês. Assim se resume seu vasto curriculum vitae: Teve 622 trabalhos apresentados em congressos no Brasil e 210 no exterior; proferiu 379 conferências e palestras no Brasil e outras 137 no exterior; possui 325 artigos publicados no Brasil e 118 no exterior; escreveu 89 capítulos em livros editados no Brasil e cinco outros no exterior; e editou seis livros. Sérgio Almeida de Oliveira é membro das seguintes entidades: Associação Paulista de Medicina (APM, 1967); Associação Médica Brasileira (AMB, 1967); Sociedade Brasileira de Cardiologia (titular, 1973); Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp – membro fundador, 1976); American College of Surgeons (Estados Unidos da América – EUA, fellow, 1976); Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (membro fundador e titular, 1981); Academia de Medicina de São Paulo3 (1982); Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (membro fundador, 1986); International College of Surgeons (EUA, 1988); International Society of Cardiothoracic Surgeons (Japão, 1992); International Society for Minimally Invasive Cardiac Surgery, (EUA, 1998); e American Association for Thoracic Surgery (EUA, 2002). Sérgio Almeida de Oliveira é professor Ad Honoris da Facultad de Medicina Universidad de La Republica (Uruguai, 1985) e membro honorário e correspondente de inúmeras sociedades de cardiologia e de cirurgia cardíaca de países latinoamericanos. Foi o primeiro presidente da Sociedad Latinoamericana de Cirugia Cardiovascular y Toracica (SLCCT), fundada em Miami (EUA), em fevereiro de 2004.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts