quarta-feira, 11 de maio de 2016

IGOR ANDRADE, UM JOVEM QUE MERECE O NOSSO APOIO.




domingo, 8 de maio de 2016


Pensando na Democracia

Nosso primeiro texto será sobre um tema muito debatido nos dias atuais, a democracia. Espero que goste e que opine nos comentários. O debate é essencial para a formação intelectual.

Muito se tem debatido sobre a democracia, cuja definição pode ser bem resumida em: sistema de governo onde o poder de escolha dos governantes é soberanamente do povo com um todo. Ou seja, em uma democracia o povo é quem elege seus representantes. É este regime o mais adotado em um mundo onde os problemas políticos são frequentes e a maioria do povo não tem a formação necessária para decidir quem os representará.

É sensato dizer que a política mundial está passando por uma crise moral e institucional, onde os quadros mais vistos são os de descaso com o povo e incapacidade de governar por parte dos líderes. Os direitos que deveriam ser garantidos aos cidadãos são usurpados por verdadeiros lobos travestidos de políticos, que infelizmente são eleitos por estes mesmos cidadãos que estão sendo prejudicados.

Levando em consideração uma população que insiste em eleger estes representantes incompetentes, é possível concluir que este povo não sabe votar. Votam em políticos mentirosos, que propagam falácias e mais falácias para que possam continuar a se eleger. Porém é insensato culpar apenas o povo, como foi dito pelo sociólogo alemão Max Weber “Nas condições das democracias modernas de massa, o líder político é necessariamente um demagogo”. Ou seja, é preciso mentir para se manter vivo politicamente em uma democracia.

O debate acerca deste tema é longo, mas partindo dos pontos que foram expostos é possível chegar a uma conclusão lógica. A democracia não funciona. Infelizmente. Infelizmente pois na teoria a democracia é o sistema mais justo. A democracia dá errado, e ouso dizer que continuará dando, pois dá a um povo despreparado um poder demasiadamente grande. Como diria o saudoso Tio Ben do Homem Aranha, “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. E a humanidade ainda não é capaz de assumir essa grande responsabilidade. É preciso assumir que a democracia faliu.

Igor Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts