quinta-feira, 5 de maio de 2016

05 DE MAIO DE 2016. Marechal Rondon e Divaldo.

Conheça a biografia do Marechal Rondon

 Dia das Comunicações homenagea o desbravador que ampliou a rede de telecomunicações no país. 
- A história das comunicações no Brasil tem como um de seus maiores protagonistas o Marechal Cândido Rondon. Entre o fim do século 19 e o início do século 20, Rondon comandou expedições 
que levaram os serviços de telecomunicações às áreas mais afastadas do Brasil. O Dia Nacional das 
Comunicações, celebrado neste 5 de maio, é uma homenagem ao dia do seu nascimento.
Arte Rondon Site
O patrono das comunicações no Brasil completaria hoje 150 anos. Nascido em 5 de maio de 1865, em Mimoso, Mato Grosso do Sul, perdeu os pais cedo e foi criado pelo tio, de quem incorporou o sobrenome Rondon. Ingressou no Exército em 1881 e se formou em Matemática e Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra.
Na época de Rondon, o principal meio de comunicação a distância era o telégrafo elétrico. Ele comandou expedições que levaram os serviços de telecomunicações às áreas mais afastadas do Brasil. Participou da construção de linhas telegráficas que interligaram a Região Centro-Oeste e a Amazônia às linhas do Rio de Janeiro, São Paulo e Triângulo Mineiro.
Em 1889, Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a chefia 
do distrito telegráfico de Mato Grosso. Entre 1900 e 1906, dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.
Madeira-Mamoré
No ano seguinte, em 1907, deu início à sua obra mais importante, a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira. A comissão do Marechal Rondon foi a primeira a alcançar a região amazônica. Nesta mesma época estava sendo feita a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com a telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia. O estado recebeu este nome em homenagem ao marechal.
Ao todo, Rondon desbravou mais de 50 mil quilômetros de sertão e florestas. Foram instalados mais de 4,5 mil quilômetros de linhas telegráficas no período em que ele comandou a missão.
Durante o trabalho, Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos das regiões por onde passou. Registrou novos rios e corrigiu o traçado de alguns outros no mapa brasileiro.
Índios
O Marechal também fez contato com várias tribos indígenas, sempre de forma pacífica. Ele presidiu o Conselho Nacional de Proteção aos Índios, criou parques indígenas e inspecionou as fronteiras do país do Oiapoque ao Rio Grande do Sul. Foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu. Rondon morreu em 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro, aos 92 anos.
Em sua homenagem, o governo federal criou o Projeto Rondon. Desde 2005, o projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com diversos ministérios e apoio das Forças Armadas. O Projeto Rondon conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
Selos dos Correios
Nesta terça-feira, os Correios lançam selos em comemoração aos 150 anos de nascimento do Marechal Rondon. As imagens representam os pilares da vida e obra do Patrono das Comunicações, fazendo referência à sua fase de sertanejo, à escola militar, à sua importância para as comunicações e à sua jornada militar que lhe concedeu o título de Marechal. A emissão é composta por seis selos, com tiragem de 400 mil cada, totalizando 2, 4 milhões de unidades, com valor de R$ 1,40 cada.
selo correios
Evolução
Com o avanço tecnológico das comunicações, as linhas telegráficas foram substituídas por linhas telefônicas, fibras ópticas e de transmissão de dados. No entanto, o desafio de expandir as novas possibilidades de comunicação a todas as localidades do Brasil continua presente.
O Ministério das Comunicações atua para expandir as comunicações no Brasil, por meio da formulação de políticas e ações. Um de seus principais programas para os próximos anos é o Banda Larga para Todos, que vai garantir o acesso à internet de alta velocidade para 95% da população brasileira até 2018.
O Minicom também tem como projetos prioritários a implantação do sistema de TV digital no Brasil, que começa no ano que vem. O ministério também trabalha para lançar, nos próximos anos, cabos submarinos internacionais (Estados Unidos, África e Europa) que vão melhorar a qualidade das telecomunicações no Brasil.
DIVALDO PEREIRA FRANCO. comemora hoje 89 anos de nascimento.
Síntese Biográfica de Divaldo Franco
A nova era desponta em luzes, através das admiráveis conquistas da fraternidade, do amor e da paz entre as quais destaca-se, com brilhantismo, o abençoado trabalho de Divaldo Franco, divulgando com extraordinário amor a mensagem sublime do Espiritismo a quase todas as nações do mundo, confirmando, desta maneira, a missão do Brasil de Coração do mundo e Pátria do Evangelho.
Há sessenta e três anos, o médium e tribuno espírita Divaldo Pereira Franco, pleno de júbilo, de esperança e de fraternidade, vem se dedicando com abnegação ao ideal da divulgação do Espiritismo, esparzindo bênçãos, congregando os corações e unindo-os a Deus.
Feira de Santana, no interior do Estado da Bahia, considera o médium Divaldo Franco como um de seus filhos mais ilustres, nascido no dia 05 de maio de 1927.
No dia 7 de setembro de 1947, juntamente com seu amigo Nilson de Souza Pereira fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e no dia 15 de agosto de 1952 dá início à magnífica Obra social da Mansão do Caminho, atendendo a milhares de pessoas socialmente carentes da cidade do Salvador.
A sua persistência no labor mediúnico, na dedicação aos mais carentes, tanto de pão como de luz, acende uma nova chama de fé e de esperança no coração do mundo.
Divaldo é reconhecido por todos como um dos maiores médiuns e o maior orador espírita da atualidade.
Já psicografou mais de 200 obras e os livros vendidos já alcançaram a alta cifra de mais de sete milhões de exemplares, dos quais 104 títulos já foram traduzidos para 16 idiomas.
As suas obras vão surgindo como estrelas luminíferas apontando caminhos felizes.
Desde o ano de 1947 vem proferindo conferências no Brasil e no Exterior, onde já esteve em mais de sessenta países dos cinco continentes, realizando até agora mais de 12.000 palestras.
O peregrino da paz profere palestras, tanto nas grandes metrópoles como em cidades menores, com a mesma eloquência e dedicação.
Por ocasião do Movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo, o querido irmão tem visitado, há dez anos, os bairros populosos da cidade do Salvador, levando-lhes a mensagem preciosa da paz. Esse movimento está sendo propagado, com brilhantismo, em vários países da Europa, tais como: Portugal, França e Espanha, nos Estados Unidos e Paraguai, levando, desta maneira, a proposta urgente da paz a todas as nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts