sexta-feira, 22 de abril de 2016

ZIKA VÍRUS VIA SEXO ANAL.

Zika vírus também pode ser transmitido via sexo anal

Caso foi comprovado nos EUA depois do homem passar uma semana na Venezuela

POR REDAÇÃO PUBLICADO EM 15/04/2016
Nesta quinta-feira, 14, o Centro de Controle de Doenças americano (CDC), confirmou o primeiro caso comprovado de Zika vírus transmitido através de sexo anal. O episódio aconteceu nos Estados Unidos, quando um homem que passou uma semana na Venezuela e contraiu o vírus, o transmitiu para o seu parceiro, que não saiu de Dallas, no Texas.
Em países onde a infestação pelo mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, Zika vírus e febre chikungunya -, não é relevante, como os EUA, a transmissão via sexual é considerada a mais preocupante forma de contágio pelo Zika vírus.
Segundo o CDC, é comprovado que o Zika vírus pode ser transmitido via sexo anal e vaginal, uma vez que é passado através do sêmen da pessoa infectada. Também já se sabe que o vírus pode permanecer ativo por mais tempo no sêmen do que no sangue. Essas descobertas reforçam a recomendação para que o contato sexual seja realizado com preservativos.

Mais sobre o caso

Em janeiro de 2016, dois dias depois de retornar ao Texas após uma visita de uma semana à Venezuela, o homem - identificado apenas como Paciente A - apresentou febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo e conjuntivite que durou três dias. Um dia antes e um dia depois de ter apresentado os sintomas, o Paciente A teve relações sexuais anais sem preservativo com o seu companheiro, o Paciente B. Depois de sete dias o paciente B apresentou os mesmos sintomas, além de dor de cabeça, dores no corpo e letargia. Os pacientes A e B têm sido monogâmicos por mais de dez anos e não apresentavam lesões genitais ou anais.
O Paciente A reportou que na região que estava, na Venezuela, muitas pessoas estavam apresentando os sintomas e foram diagnosticadas com Zika vírus. Ambos os pacientes tiveram amostras sorológicas colhidas e analisadas, comprovando a infecção por Zika e, uma vez que o paciente B não esteve em nenhuma área de risco, os pesquisadores concluíram que a transmissão foi através de sexo anal com o seu parceiro. A Venezuela tem transmissão autóctone do vírus confirmada desde novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts