Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2016

COMO O BRASIL PODE SE TRANSFORMAR PELA LEITURA.

Programa mostra como Brasil pode se transformar pela leitura

TV Brasil

Um livro foi capaz de mudar a trajetória de Robson Mendonça, ex-morador de rua e criador do projeto Bicicloteca. Ao ler A revolução dos bichos, de George Orwell, ele teve a ideia de começar sua pequena revolução. Hoje, leva uma biblioteca em forma de triciclo, a Bicicloteca, às ruas de São Paulo. Com isso, oferece obras a quem tem pouco acesso a elas.

No Rio, o "homem-livro" Evando dos Santos conseguiu a ajuda de Oscar Niemeyer para viabilizar no Rio a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto, idealizada por ele e projetada pelo arquiteto. A menina Kaciane Marques, de apenas 10 anos, construiu a sua nos fundos de casa, com a ajuda de um empresário de sua cidade, São José do Rio Preto (SP). “É a melhor recompensa que um professor pode ter”, orgulha-se a pofessora Maria Cristina Augusto, que inspirou a menina.

Infelizmente, o Brasil ainda não é um país de leitores. O brasileiro lê em média apenas quatro livros por ano, segundo dados da pesquisa Retratos da leitura no Brasil. “Somente um em cada quatro brasileiros domina uma alfabetização plena. Três em quatro compreendem aquilo que leem. Se a escola não cumpre com esse papel essencial, que é o da compreensão leitora, como se vai ler um livro se não se entende uma frase?”, critica a socióloga Zoara Falla, autora do estudo.

Caminhos da Reportagem mostra os problemas a serem enfrentados no país, os projetos que dão certo, a modernização das bibliotecas, a explosão de feiras literárias e o desafio da formação de novos leitores.

Reportagem: Alessandra Lago
Direção: Rafael Casé
Edição de Texto: Luciana Góes e Renata Cabral
Edição de Imagens: Fábio Melo
Produção Executiva: Linei Lopes

Até para quem ainda gosta de leitura a abertura do link abaixo é importantíssima.
Veja vídeo da reportagem neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário