Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

5 ANOS DE BISPADO DE DOM PEDRO CUNHA CRUZ.


Numa sexta-feira de carnaval, 05 de fevereiro de 2016 as 10 horas, aconteceu na Catedral de Santo Antônio a Santa Missa comemorativa dos 5 anos de ordenação episcopal de Dom Pedro Cunha Cruz. 
Foi registrada a presença de padres de toda a Diocese da Campanha bem como a presença de muitos paroquianos tanto de Campanha como de cidades vizinhas.
A nossa saudação à Dom Pedro, pedindo à Deus que  ilumine seus passos a frente desta Diocese.
Que possamos nos orgulhar de te-lo entre nós por muitos anos.
Parabéns Dom Pedro.


 Dados biográficos: Dom Pedro Cunha Cruz, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aos 16 de junho de 1964. De 1987 a 1990 fez seus estudos de Filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a faculdade de Teologia, na PUC-Rio, entre os anos de 1986 a 1990. Em Roma, obteve a pós graduação em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana e a pós graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz, de 1993 a 1996.
Aos 04 de agosto de 1990 recebeu a ordenação presbiteral. No mesmo ano foi vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d'Ars. No ano seguinte foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis. De 1991 a 1993 foi Diretor dos Estudantes no Seminário São José. Até 1998 foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus; a partir desse ano foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Ainda foi professor de Filosofia na PUC-Rio e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Aos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal aos 05 de fevereiro de 2011.
Na Arquidiocese do Rio de Janeiro tem exercido os seguintes encargos: vigário geral; animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano, Iniciação Cristã e Catequese; Escola de Fé e Política; Liturgia; Música Sacra; Arte Sacra; das Pastorais Sociais; Curso de Doutrina Social da Igreja; da Pastoral Vocacional; Seminário Arquidiocesano; Comissão de Ordem e Ministérios; Professor do Seminário São José e da PUC-Rio.
Em 20 de maio de 2015 foi nomeado bispo coadjutor da Diocese da Campanha.
No final de 2015 com a aposentadoria de Dom Diamantino, Dom Pedro Cunha Cruz tornou-se o bispo da Diocese da Campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário