quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CENTENÁRIO GABINETE DE LEITURA.

Gabinete de leitura completa 149 anos com rico acervo

Felipe Shikama - Cruzeiro do Sul - 10/01/2016

Com mais de 50 mil títulos entre jornais, livros, documentos, fotos e até papiro, o acervo do Gabinete de Leitura Sorocabano guarda tesouros que, na avaliação do presidente Silvio César Goes Menino, ainda não foram completamente descobertos pela população. E é com a proposta de convidar os sorocabanos a se aproximarem da riqueza desses materiais, que ajudam a contar boa parte da história de Sorocaba e do Brasil, que Goes Menino anuncia uma série de eventos sociais e culturais para 2016. O primeiro deles, em alusão aos 149 anos de sua fundação, que serão completados na próxima quarta-feira, 13 de janeiro, está marcado para o dia 19 de fevereiro e terá palestras e homenagens aos ex-presidentes ainda vivos e também serão lembrados os já falecidos. Outras atividades abertas à população estão previstas para este ano, como homenagem ao Dia das Mulheres, Festa Julina e solenidade de entrega do prêmio Luis Matheus Maylasky, além de lançamentos de livros e debates culturais. "A ideia é atrair mais visitantes para que eles se tornem associados", afirma.

Mantido exclusivamente graças à mensalidade dos seus sócios e o aluguel de parte do prédio, que fica na praça Cel. Fernando Prestes, o Gabinete de Leitura Sorocabano possui atualmente 300 associados. Com esta série de eventos, a expectativa é que este número suba para 500 sócios até o final de 2016. Goes Menino defende que a ampliação do quadro associativo é fundamental para que o Gabinete tenha condições de investir na digitalização de todo o acervo. "Queremos levá-lo para o século 21 e isso passa pela digitalização de todo o material, mas a gente sabe que não é do dia para a noite e exige tempo e dinheiro", comenta.
Também com intuito de estreitar o diálogo com a sociedade, o Gabinete de Leitura Sorocabano lançará neste semestre no site oficial a primeira edição de um boletim bimestral, que terá cobertura de eventos, curiosidades extraídas do acervo e poemas produzidos pelos associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts