terça-feira, 10 de novembro de 2015

BIBLIOTECA DESPERTA A IMAGINAÇÃO E A MEMÓRIA.

Biblioterapia desperta a imaginação e a memória

Correio do Minho 

A primeira sessão de biblioterapia para idosos da presente temporada, que teve lugar na sede da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto, no passado dia 28 de outubro, correu dentro do esperado: muita música, animação, humor, dança e algum improviso. Celeste Magro e Conceição Marques, animadoras da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva estiveram ao seu melhor nível, envolvendo ao máximo na história o público presente, com caracterizações bem conseguidas e engraçadas.

Baseado numa história de António Torrado intitulada “Toca que toca, dança que dança”, o enredo lá se foi desenrolando com muita animação à mistura. Os reformados participam activamente na história e até dão algumas sugestões.

Porque em cada lugar existe uma história para contar, a de hoje não fugiu à regra. Timóteo, o rapaz alegrete de uma família carrancuda lá vai espalhando a sua magia a boa disposição lá na sua aldeia, acompanhado sempre da sua gaita. As histórias são transmissoras de reflexão para valores, crenças e regras e são também indispensáveis ao bom convívio.

Esta história, uma vez em prosa outra vez em verso, deriva da mais antiga voz anónima que a projectou no tempo de geração em geração e serviu para despertar a imaginação, para aguçar a lógica e para activar a memória dos cerca de 25 idosos participantes.

João Pires, chefe do executivo daquela União de Freguesias, agradeceu às animadoras da biblioteca por mais uma sessão para os idosos da freguesia e também ao público presente. Agradeceu igualmente a continuidade da parceria entre a União de Freguesias e a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva desta iniciativa que é do agrado dos nossos fregueses.

A biblioterapia para idosos pretende estimular nos mais velhos o gosto pelos livros e pela leitura, ao mesmo tempo que lhes exercita a imaginação, a memória e também um pouco de exercício físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts