quinta-feira, 1 de outubro de 2015

IMPUNIDADE. José Pacheco

Impunidade
A educação é um “reino do faz de conta”...
Aqui, trabalhamos por projetos – apressou-se a dizer a simpática diretora. E fez-me sentar junto de um aluno, para que eu visse “o projeto que ele fez”.
Qual é o teu projeto, meu jovem? – perguntei.
É sobre o tubarão – respondeu.
Então, tu quiseste estudar o tubarão...
Não, tio. Eu não queria estudar o tubarão.
Não quiseste estudar o tubarão e estás a estudar o tubarão? Explica, por favor.
O tubarão é um tema, tio. Na semana passada, a tia disse que nós íamos fazer projetos. Perguntou o que nós queríamos estudar. Eu queria estudar robótica. Mas ela fez uma votação. A maioria da turma queria estudar o tubarão. Aí, a tia disse que o tema era o tubarão. E que era para todo mundo.
Compreendi. E, agora, o que estás a fazer?
Estou a fazer pesquisa.
A esperança, que em mim esmorecera, reacendeu-se: Posso ver?
O jovem abriu o caderno e eu li: “Pesquisa: O tubarão não pode parar de nadar, conforme a gravura anexa”.
Interrompi a leitura e perguntei: Onde está a gravura anexa?
Está no livro, tio.
Se está no livro, mas não está neste caderno, por que escreveste no caderno “conforme a gravura anexa”?
Porque é o que está no livro, tio.
Agradeci a amabilidade do jovem e, pesaroso, afastei-me. Aquele aluno não estava a fazer um projeto, não estava a aprender. Estava a copiar informação inútil e a perder tempo. Soube, mais tarde, que essa escola recebeu um prêmio...
Impunemente, muitas escolas disfarçam a grave lacuna de não cumprirem (na prática) o seu PPP (escrito). Nelas, o professor confecciona projetos para a turma, quando deveria construir projetos com cada aluno, a partir de necessidades, desejos, interesses. Desperdiça o seu precioso tempo planejando aulas, quando deveria ensinar o aluno a planejar: saber gerir tempos, espaços, recursos. Tenta transmitir informação, quando deveria propor roteiros de estudo, habilitar o aluno na pesquisa, assegurar mediação pedagógica, propiciar a passagem da informação à produção de conhecimento.
Impunemente, secretarias burocratizadas legitimam o “faz-de-conta”, enquanto praticam um legalismo desprovido de legalidade. Impunemente, produzem portarias, resoluções e outros normativos, que atentam contra o disposto na LDB e perpetuam um modelo de escola obsoleto. A educação anda à deriva de ocultos interesses. Sacrifica-se a ética no altar da “governabilidade”. Ignora-se que nas decisões de política educativa devem prevalecer critérios de natureza pedagógica, pereniza-se o “faz-de-conta”. Até quando iremos adiar o projeto educacional, que poderá fazer do Brasil um país próspero e fraterno?

No MEC, um ministro pedagogo foi substituído por um economista. Mutatis mutandis, espero ver um pedagogo a dirigir o Ministério da Economia...
José Pacheco

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