terça-feira, 1 de setembro de 2015

VIAGEM LITERÁRIA LEVA ESCRITORES A 80 CIDADES PAULISTAS.

Viagem Literária leva escritores a 80 cidades paulistas

Portal Novidade - 07/08/2015

Cidade está entre os municípios paulistas beneficiados com o projeto, que visa incentivar a produção literária e formar leitores

Araraquara está entre as 80 cidades que receberão, em setembro, mais um módulo do “Viagem Literária”, projeto de incentivo à produção literária e à leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e SP Leitura, em parceria com Municípios.

Desta vez, os escritores convidados são a paulistana Carla Caruso e o mineiro Sérgio Rodrigues (veja currículos abaixo), que estarão no anfiteatro da Biblioteca Municipal Mário de Andrade em dois momentos: às 10h e às 14h.

“A experiência de receber o Viagem Literária em nossa cidade tem sido muito gratificante. Após os eventos, sempre realizamos novos cadastros e a procura por livros com os temas abordados pelos escritores durante os bate-papos com o público aumenta”, afirmou a gerente da Biblioteca de Araraquara, Célia Longobardo.

O projeto Viagem Literária será realizado dia 4 de setembro, às 10h e às 14h, no anfiteatro Edna Nogueira, da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, que fica na Rua Carlos Gomes, 1.729 – Centro. A entrada é gratuita.

Autores

Carla Caruso nasceu em São Paulo (SP) e, atualmente vive entre sua cidade natal e Montevideo, no Uruguai. Conhecida escritora de livros infantojuvenis, é também ilustradora formada em Letras pela PUC/SP.

Há dez anos trabalha como professora de literatura e criação literária em espaços públicos como bibliotecas, escolas e presídios. Recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo pela Edição Especial Almanaque Recreio (2004) e ganhou o Jabuti por Almanaque dos sentidos (Moderna, 2010).

Seus lançamentos recentes são: Pulo de Bicho, Casa de Bicho e Sono de Bicho (Cortez); Almanaque da Palavra (Callis), Sete Contos, Sete Quadros, coautoria com May Shuravel (Moderna) e Diálogos de Samira - Por Dentro da Guerra Síria, coautoria com Márcia Camargos.

Sérgio Rodrigues nasceu em Muriaé (MG), em 1962, e vive no Rio de Janeiro desde 1980. Ficcionista, crítico literário e jornalista, é autor de O drible (Companhia das Letras, 2013), romance finalista do Prêmio São Paulo e grande vencedor do Portugal Telecom 2014, além de Elza, a garota (Nova Fronteira, 2009) e O homem que matou o escritor (Objetiva, 2000), entre outros títulos.

Tem livros traduzidos para o inglês, o francês, o espanhol e o dinamarquês. Criou em 2006 o blog Todoprosa, referência na web literária brasileira, hospedado desde 2010 em Veja.com, onde também mantém uma página diária sobre a língua portuguesa.

Em 2011, ganhou o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro pelo conjunto de sua obra. Livros Publicadados: O homem que matou o escritor (contos) - Objetiva, 2000 Manual do mané (humor) - coautoria, Planeta, 2003 What língua is esta? (artigos) - Ediouro, 2005 As sementes de Flowerville (romance) - Objetiva, 2006 Elza, a garota (romance) - Nova Fronteira, 2009 Sobrescritos (contos) - Arquipélago, 2010 O drible (romance) - Companhia das Letras, 2013.

Projeto Viagem Literária

Lançado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e do litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre o público, autores e dirigentes da área cultural. Em 2015, 80 cidades vão participar do programa, que integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). As atividades vão ser realizadas em setembro.

Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, os escritores falam sobre suas obras, métodos de trabalho, seus autores preferidos, suas influências literárias, seus interesses e muitos outros assuntos do universo literário.

Entre os escritores confirmados para 2015 estão nomes como Alonso Alvarez, Bruna Beber, Cadão Volpato, Caio Riter, Carla Caruso, Cristovão Tezza, Daniela Arbex, Edson Gabriel Garcia, Ferréz, Flávia Muniz, Ignácio de Loyola Brandão, Ilan Brenman, Índigo, Joca Reiners Terron, Lucia Hiratsuka, Luiz Ruffato, Luize Valente, Marcelino Freire, Marcia Tiburi, Marcio Vassalo, Menalton Braff, Ricardo Lísias, Roseana Murray, Rubens Figueiredo e Sérgio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts