terça-feira, 15 de setembro de 2015

SETE COISAS QUE VOCÊ FAZ E SEU CACHORRO ODEIA.


7 coisas que você faz e o seu cachorro odeia
Os cães são os melhores amigos do homem, mas será que os homens são os melhores amigos dos cães? Você sabia que existem comportamentos seus que eles detestam? Pois é, leitores, nem sempre é fácil agradar o seu filhote da maneira correta. E se você vai passar até 15 ou 20 anos com esse cãopanheiro, é bom você aprender algumas dicas de adestramento – para adestrar você, é claro. Entendendo algumas características dos cachorros, você e seu fiel escudeiro terão uma relação ainda mais harmoniosa. Descubra 7 coisas que você faz e seu cãozinho detesta:
1. Conversa por palavras

Você está acostumado a conversar com seu cachorro? Então deve imaginar que ele não compreende nada do que você está falando, não é mesmo? Pior: os cães desenvolveram um apurado sentido de interpretação gestual, mas não compreendem quase nenhuma palavra.

Se você fala “fica” para ele, mas inclina seu corpo para frente, eles interpretam que você quer que ele se aproxime. Até ele compreender que o “fica” é um comando para ele não se mexer, leva tempo. E tudo isso pode ser resolvido se você aprender gestos educativos, já que eles entenderão muito mais rapidamente o que você quer. 

2. Abraços

Assim como os primatas, nós temos a tendência de demonstrar nosso afeto através de abraços. Porém, isso não é muito bem compreendido no universo canino. O ato de um cachorro passar a pata atrás do pescoço de outro é interpretado como uma forma de dominação. Assim, os cães são “programados” a não gostar desse tipo de carinho.

Alguns podem até desenvolver uma tolerância a isso, mas é bom não abusar – principalmente no caso de crianças, que adoram abraçar os seus bichinhos. Além disso, o fato de um cachorro permitir que algum membro da família o abrace não garante que qualquer pessoa possa fazer o mesmo sem correr algum risco.

Você pode descobrir se o seu cãozinho gosta de abraços através da reação corporal dele. Se ele afasta a cabeça, fica tenso e de boca fechada, evita contato visual e encolhe as orelhas, pode ser que ele esteja te dando sinais de que não está confortável com sua demonstração de carinho. 

3. Carinhos na cara e na cabeça

Tapinhas na cabeça e carinho no rosto do cachorro? Esses são outros tipos de afeto aos quais eles não estão preparados. Alguns cães podem até tolerar esse tipo de comportamento por vocês serem os donos deles, mas a maioria vai preferir muito mais se o afago for em suas costas deslizando até perto da cauda. 

4. Contato visual enquanto se aproxima

Se você não conhece o cachorro e se aproxima dele encarando-o, as chances de isso não acabar muito bem são grandes. Eles entendem esse contato visual como uma forma de dominação e ficam desconfortáveis quando são encarados durante a aproximação de um estranho. O ideal é se aproximar com o corpo ligeiramente inclinado e olhar ligeiramente desviado do cachorro, assim ele vai entender que você não é uma ameaça.

5. Não saber liderar

Os cães precisam de regras. Eles se sentem mais confortáveis quando sabem o que podem e o que não podem fazer. Se você os deixa pular em você quando você está com uma roupa de ficar em casa, eles vão entender que podem pular em você sempre que quiserem – até mesmo quando você chegar de terno ou outra roupa mais formal. Saber educá-los com os limites corretos é uma dificuldade, mas quando você conseguir eles vão te respeitar ainda mais como um líder. 

6. Forçar a interação social com outros cães e pessoas

Os cachorros criam uma escala de afinidades e, se tiver algum outro animal ou outra pessoa dos quais ele não gosta, é pior forçá-los a uma interação. A chance de isso acabar em mordida é bem grande. É preciso respeitar as vontades e relações que seu cãozinho estabelece ao longo da vida.

Isso é diferente, entretanto, de animais tímidos ou medrosos. Nesses casos, forçar a interação também não é a melhor solução. É preciso um adestramento para que eles possam estabelecer amizades com outros seres. Assim, quando eles descobrirem que não gostam de alguém ou de outro animal, isso não é medo, é só falta de afinidade.

7. Impedi-los de conhecer o mundo pelo olfato

Pode até ser que você goste de fazer caminhadas com seu cãozinho sempre ao seu lado, sem desgrudar da coleira. Porém, os cachorros necessitam cheirar tudo ao seu redor. Eles podem até ser obedientes quando você faz suas caminhadas, mas vão ficar muito mais felizes quando você os permitir explorar o caminho traçado. Variar as rotas também é muito importante para ele desbravar “novos mundos”.

Fonte: Portal Megacurioso - Biologia - 03/09/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts