domingo, 27 de setembro de 2015

PRIMEIRA REUNIÃO PRÓ GRÊMIO NA ESCOLA ESTADUAL VITAL BRASIL.

Na noite do dia 22 de setembro, tivemos a grata satisfação de realizar a primeira reunião pró grêmio estudantil. Talvez, devido ao horário, a participação foi pequena, mas de muito interesse e participação por parte dos que compareceram. Principalmente após assistirem os vídeos apresentados e os esclarecimentos apresentados pelo colega apresentador José Milton. Foi muito importante a participação de uma mãe e um pai, que saíram muito motivados e esperançosos de que, alunos pais e professores façam a sua parte.
A próxima reunião será quarta-feira dia 30, às 17:15h. Esperamos que nossos colegas alunos, tenham interesse em conhecer a grande oportunidade que estão tendo.


Grêmio Estudantil - O que é?

Ícone Grêmio Estudantil O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.

O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.

A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.

Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades. 

As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.

O regime instaurado com o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organização dos estudantes e impediram as atividades dos Grêmios. Mas a juventude brasileira não aceitou passivamente essas imposições.

Em muitas Escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades dos Grêmios livres, que acabaram por se tornar importantes núcleos democráticos de resistência à ditadura. Com a redemocratização brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formação da nossa juventude. Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei n. 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.

3 comentários:

  1. Grande cidadão José Milton, parabéns pelo incentivo aos jovens da tão querida cidade da Campanha!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa, Josemilton. Apenas discordo do final da matéria: "O regime instaurado com o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organização dos estudantes e impediram as atividades dos Grêmios. "
    Explico:
    1- O maior golpe militar que este país sofreu, foi o de 15 de novembro de 1889, quando nosso Imperador e sua família foram covardemente depostos e exilados.

    2- O Regime Militar imposto em 1964 não foi perverso com a juventude, quem foi perverso foram os terroristas comunistas que agindo com intenção de implantar uma Ditadura Vermelha em nosso Brasil, levaram as Forças Armadas a tomarem atitudes como essa, de impedir os grêmios. Pois ali quem estaria infiltrados com o intuito de doutrinar nossos jovens.

    3- Esta "resistência" ao Regime Militar (e não Golpe, pois foi querido por todos os brasileiros, excluindo obviamente os militantes comunistas/socialistas, terroristas, etc) tinha como cabeças, justamente a grande maioria dos nossos atuais governantes. Esses que estão levando nosso país para o fundo do poço.

    Enfim, torço para que dê certo a ideia e que nossos jovens estudantes possam abrir os olhos tomando ciência da importancia dos estudos na vida de cada um. Que suas atitudes e ações perante os professores e colegas possam "revolucionar" o caos que a Educação vive hoje. Culpa, evidente, dos mesmos que pretendiam organizar grêmios "vermelhos" naquela época do Regime Militar. Que agora possam sentir o seu próprio veneno.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI E UMA BELA CIDADE PARABENS A QUEM MORA NELA E DE CAUSAR INVEJA INVEJA COSTRUTIVA AVANTI BRASIL.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts