domingo, 13 de setembro de 2015

LANÇADA EM SP A PROGRAMAÇÃO DA FLINKSAMPA

Lançada em SP a programação da FlinkSampa

flinksampa.com.br
Coletiva realizada nesta terça-feira (18) na sede da FIESP, em São Paulo,  marcou o  lançamento da programação da 3ª FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de novembro,  e do 13º Troféu Raça Negra, marcado para o dia 15. Artistas e autoridades estiveram reunidas no lançamento da festa literária, que terá  neste ano  o lema “Eu quero Respirar!”. Entre eles, o atleta Robson Caetano; os atores Milton Gonçalves e César Melo; além de Vera Eunice, filha da escritora Carolina de Jesus, patrona da FLINK 2014.

Martinho da Vila é o grande homenageado tanto do evento literário quanto do Troféu Raça Negra deste ano. Escritor com 13 obras publicadas e participações frequentes no Salão de Paris, Martinho lançará  seu mais novo livro na FLINK pela Editora Sesi em parceria com a Editora Unipalmares. Durante a coletiva, o sambista e escritor disse estar emocionado com a honraria  e com o evento em si. “Acredito que a FLINK será umas das maiores feiras literárias do Brasil”, afirmou. Concluiu lembrando da mãe, que, analfabeta, ditou seu livro para que ele escrevesse.

Na sua terceira edição, a FLINKSAMPA ocupará 12.000 metros quadrados do Memorial da América Latina e terá capacidade para comportar até 22.000 pessoas. “Sempre achei que era um projeto magnífico e afirmativo”, destacou João Batista de Andrade, Presidente do Memorial da América Latina, que receberá mais uma vez o evento. No ano passado, a FLINK teve um público de 9.000 pessoas e, segundo o curador Uelinton Alves, espera trazer entre 12 e 15 mil em novembro.

O Sesi, patrocinador da festa literária desde o início, ampliou o apoio neste ano. Segundo o Diretor da instituição, Fernando Carvalho, seus  93.000 alunos participarão do concurso de poesia proposto pela organização. Como evento paralelo haverá uma palestra com Martinho da Vila destinada a alunos do Sesi. Outras 100 vagas estarão disponíveis para interessados que queiram se inscrever.

Estiveram presentes na coletiva alguns autores que participarão de mesas da festa como  Paulo Lins, Manto Costa e Salgado Maranhão. Paulo Lins falou como representante de todos os escritores que participarão da FLINK e ressaltou a importância de Martinho da Vila para a cultura brasileira e para o mundo lusófono “Martinho da Vila é a síntese da cultura brasileira. Respeitadíssimo, é uma das pessoas mais importantes da cultura mundial”, afirmou.   

Autores internacionais também marcarão presença na festa literária. É o caso do Angolano Pepetela, um dos mais importantes escritores vivos da África; o poeta moçambicano Lopito Feijó; a escritora infanto-juvenil cubana Teresa Cárdenas entre outros. Segundo Guiomar de

Grammond, curadora do evento ao lado de Uelinton Alves, outras confirmações de peso são aguardadas até o fim do mês.

Estão também confirmados na programação o escritor e sambista carioca Nei Lopes e  e a romancista e contista Conceição Evaristo, muito bem recebida no Salão de Paris recentemente. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, celebrou a festa literária como um importante momento na promoção da literatura negra. “Ela difunde e divulga nossa versão de nossos heróis – literatos negros do Brasil e do exterior”, disse.      

No dia 15 de novembro, acontecerá na sala São Paulo a noite de gala do 13º Troféu Raça Negra. O reitor José Vicente ressaltou a importância da contribuição que artistas negros têm dado ao tema da igualdade racial. “Não é verdade que o artista negro não se une à sua comunidade para fazer as transformações”.  Para assinar a direção artística do evento foi escalado Thobias da Vai-Vai, que compôs a mesa da coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts