sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ISTO É EXERCER A CIDADANIA.

Voluntários vão construir biblioteca em escola do interior

Natanael Souza - Jornal O Dia - 19/08/2015

Estrutura de taipa e péssimas condições de conforto para os alunos. Essa é a realidade da escola Nossa Senhora da Conceição, na comunidade Sambaíba, zona Rural de Miguel Alves, a 112km de Teresina. No local estudam 49 crianças, com idade entre 3 e 15 anos, que todos os dias enfrentam os transtornos causados pelas estrutura do prédio.

Sensibilizados com a situação enfrentada pelos moradores da Comunidade Sambaíba, um grupo de voluntários decidiu atuar na comunidade através de projetos sociais. A ideia é construir na escola, a partir de doações, uma biblioteca, para contribuir na formação escolar dos estudantes da única escola da comunidade.

Flaviane Tajra, uma das participantes do grupo Lúmens, que organiza a ação, explica que o objetivo é dar visibilidade aos problemas enfrentados pela comunidade nos últimos anos. Segundo ela, além da estrutura ruim, a escola também não possui alguns itens essenciais para o funcionamento, com carteiras e móveis.

“A escola existe há mais 15 anos, na mesma estrutura precária, e nenhuma melhoria foi realizada pelo poder público do município. Iniciamos as ações na comunidade no ano passado, e desde então conseguimos adquirir alguns itens, como um freezer, já que a escola não possuía bebedouro”, explica Flaviana.

O grupo Lúmens pretende inaugurar no próximo dia 12 de outubro a biblioteca para os alunos da escola Nossa Senhora da Conceição. A obra vai ser feita totalmente através de doações de voluntários e simpatizantes da causa. “Queremos fazer algo mais confortável, que possa ser útil para os alunos da escola e para comunidade. Estamos arrecadando material de construção, móveis, livros e dinheiro. A nossa meta é entregar a obra no próximo dia das crianças”, explica Flaviana.

As doações para a construção da biblioteca da escola Nossa Senhora da Conceição podem ser realizadas através de depósito bancário: Agência 5603-0; Conta Corrente 5823-8; no Banco do Brasil. Os interessados também podem procurar os canais do grupo Lúmens nas redes sociais, para doar outros materiais. “Vamos até a casa da pessoa para buscar as doações”, explica Flaviana.

Outro lado

Procurada pela reportagem para falar sobre a situação da Nossa Senhora da Conceição, na comunidade Sambaíba, a prefeita de Miguel Alves, Maria Salete Rego, garantiu que até o mês de dezembro devem ser iniciadas as obras de uma nova escola na comunidade.

“Cadastramos essa escola para ser reformada através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, mas até o momento não obtivemos retorno. Estamos aguardando, e se os recursos federais não forem disponibilizados até dezembro, vamos iniciar a obra com recursos próprios”, afirma.

Ainda de acordo com a prefeita de Miguel Alves, diversas reuniões foram realizadas na comunidade com objetivo de transferir os estudantes para outras escolas da região, mas a proposta não foi aceita pelos pais. “As famílias preferem que os filhos estudem perto de casa, apesar de disponibilizarmos o transporte escolar. Não podemos simplesmente fechar a escola, essa transferência só é realizada com autorização dos pais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts