domingo, 26 de julho de 2015

ITAJUBÁ REALIZA ENCONTRO DE LEITORES DO SUL DE MINAS.

Itajubá realiza seu Encontro de Leitores do Sul de Minas

Maria Paula Feichas

Organizado por jovens apaixonados pela leitura, o 1º Encontro de Leitores do Sul de Minas aconteceu na Lume Livraria, em Itajubá, durante a tarde de sábado, dia 11. A programação incluiu dinâmicas culturais, uma mesa redonda com profissionais e muitas novas amizades. “Não acredito que consegui. Estou muito feliz por ter realizado um encontro tão bonito e ter unido pessoas pela literatura”, declarou no final do evento um dos organizadores, Samuel Roque Domingos. Para ele, foi um sucesso mais do que esperado. 
Cerca de cem pessoas passaram uma tarde no mundo dos livros e personagens, decifrando charadas com nomes e mímicas literárias, fazendo pequenas leituras e brincadeiras.  Às 14h30, o bate-papo com os convidados enriqueceu o Encontro, que trouxe relatos de escritora Maria Luiza Bortoni, dos blogueiros Cláudia Matta e Matheus Fellipe e do poeta Pedro Mohallem. “Queremos que este seja o primeiro de muitos, não apenas porque queremos vender mais livros, mas, principalmente, porque acreditamos que a leitura nos torna pessoas e cidadãos melhores para transformar esse mundo em uma coisa bem mais bacana. Seja por hobby ou profissão, cada um aqui tem sua história com a leitura. Obrigada pela presença de vocês”, declarou a proprietária da Livraria, Luciana Oliveira, ao fazer a abertura da atração.
Realizado no espaço do café ‘Mercato Orgânico’, anexo à Livraria, o evento foi uma oportunidade também para o entrosamento entre leitores de outras cidades, como registrado na presença de moradores de Maria da Fé, Pedralva e Piranguinho. Destaque para dois garotos de 12 anos, Sebastião Braz e Rafael Montero, que se intitularam ‘crianças que gostam de ler’ e são de Piranguçu. “Dizem que é bem difícil ver crianças lendo, acho que sou um dos poucos”, disse Sebastião. “Eu leio desde os sete anos. Por isso escrevo e falo melhor”, completou Rafael.
Outra integrante da organização, Gaby Fernandes, disse que a proposta do evento era essa também, de criar novos elos de amizade. “Temos um grupo que sempre se reúne na biblioteca municipal de Piranguçu, para ler e jogar. O grupo foi para internet. Aumentou. E hoje aqui a intenção foi de deixar nossas panelinhas de lado, desligar celulares, fazer amigos e aproveitar o dia”, explicou ela, que teve ainda a apoio de Julia Montero, Matheus Fellipe, Jéssica Tavares, Rayssa Emanuelle, Isabele Modros e Davi Henrique.
A ideia de promover o evento surgir de Samuel que, na companhia de Julia e Gaby, propôs para a Livraria ampliar o grupo de estudo que eles já promoviam. Como ele havia participado de eventos de Percy Jackson e Jogos Vorazes, queria replicar a fórmula na sua região. “Eu via isso nos parques de São José dos Campos e imaginava fazer aqui. Em janeiro eu estava sonhando com esse dia, agora estou dizendo que foi tudo muito lindo”, recordou ele. Para Samuel, foi possível ver que leitores de Itajubá e região gostam de autores mais complexos e menos comerciais e, na sua análise, o evento só tende a crescer. “Estamos abertos a comentários para melhorar e nunca mais acabar”. 
 
DEBATEDORES
Sob o tema “Nós e a Leitura”, os convidados fizeram uma breve explanação pessoal.
Maria Luiza Bortoni divulgou seu novo livro, ‘Um funeral na Grécia’, lançado em 2014 pela Editora Novo Século. Antes, a advogada e professores de história, parabenizou os organizadores e disse “todos parecem meus netos. Ver essa juventude que gosta de ler é muito bom e faz bem pro meu ego”. Houve ainda a participação da poetisa Ana Amélia Machado, ocupante da cadeira nº 7 da Academia Itajubense de Letras, que fez a leitura de sua crítica quanto ao livro da autora.
Pedro Mohallem, de apenas 19 anos, contou da sua experiência com poesias. Disse que, inspirando por seu pai, está há três anos aprendendo, praticando e traduzindo poesias. “Meu primeiro livro foi ‘Espumas Flutuantes’, de Castro Alves, e não parei mais”, lembrou ele, que hoje é estudante de Letras, na USP. (Saiba mais: http://calebecruz.blogspot.com.br/)
Cláudia Matta, que também se apaixonou há pouco tempo pela leitura, se diz hoje voraz com mais de 50 livros que lê por ano. Professora, tem estudado novas mídias na área, como os ‘Booktubers’, que são vídeos produzidos por apreciadores de uma obra, para substituir longos textos ou resenhas críticas. “Quando jovens ainda buscam a literatura nossa esperança mantém-se viva. É um meio de transformação do pensamento, nos faz refletir sobre nós, a vida e a sociedade. E o que percebo é que são eles que estão nessas novas mídias. Assistir um Booktuber é, muitas vezes, melhor que ler uma pessoa falar sobre o livro, é animador. E muitos dos que fazem isso são conhecedores profundos dos livros”, declarou ela, que ainda apresentou dados que comprovam que, no Brasil, ainda é baixo o índice de pessoas que gostam de ler. “No meio em que convivo, há pessoas que talvez nunca leram um livro na vida”, acrescentou. (Saiba mais: http://todossomosleitores.blogspot.com)
Matheus Fellipe leu trechos de sua resenha sobre o livro de Maria Luiza e divulgou o blog no qual é editor e escritor. “No começo achei difícil, mas hoje tenho mais prática e já são 19 resenhas em sete meses”. (Saiba mais: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/)
 
SEBO LUME – única livraria que troca relíquias em livros
Uma atração à parte ao 1º Encontro de Leitores do Sul de Minas, foi conhecer o SEBO LUME. Apresentado à reportagem pelo garoto Sebastião Braz Siqueira, ele explicou que “lá se vende coisas em desuso para conseguir um livro novo. Eu, por exemplo, pedi para minha tia os discos que ela não toca mais na vitrola e fiquei muito feliz porque a livraria aceitou. Pensei que fosse só livros, mas eles aceitaram os vinis e DVDs, agora tenho R$ 70,00 para comprar um livro. ‘Tô’ muito feliz”, repetiu ele. 
Essa prática, de acordo com os proprietários, é considera pioneira em todo país, sendo a única livraria que troca produtos do sebo por livros novos. 
Interessados podem procurar a Lume Livraria no site www.lumecultural.com.br, email: livraria@lumecultural.com.br ou no telefone: 35.3012.2597

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts