quinta-feira, 23 de julho de 2015

DOM PEDRO II BEBEU DO NOSSO VINHO.

VINHOS CAMPANHENSES PARA D.PEDRO II

          O ilustre e austero cidadão, Tenente Coronel Adolfo Lion Teixeira, idealista e patriota, dotado de grande visão e espírito empreendedor, implantou na Campanha, sua terra natal, onde nasceu no ano de 1833, a que se dedicou por mais de 40 anos, tornando-se um pioneiro dessa nobre atividade em Minas e no Brasil.

         Os seus vinhos, de várias espécies, adqueriram grande fama pelas suas altas qualidaes, conquistando Medalha de Ouro, galardão este honroso, que confere consagração e merecimento, por ser a França a terra tradicional dos melhores vinhos da Europa e do mundo.

         O seu estabelecimento vinículo era muito bem equipado com aparelhagem montada com a mais apurada técnica, daí a excelência dos seus produtos tão perfeitos como os melhores estrangeiros, como vimos.

         Admirador e fiel súdito de S.M. o Imperador D. Pedro II, entendeu de eviar-lhe, o bem sucedido industrial campanhense, por intermédio do seu conterrâneo e amigo, o distinto e prestigioso Deputado Geral, Dr. Olimpio de Vilhena Valladão, uma caixa dos seus selecionados vinhos, como atesta o importante documento abaixo transcrito, de 27 de junho de 1884, pertencente ao Arquivo Grão Pará de Petropólis:  

“Nesta data, remeto ao Exmo. Deputado, Dr. Olímpio Valladão, um caixote com vinho fabricado por mim, para ser entregue a Vossa Magestade  a quem peço permissão para oferecê-lo como espécimen de uma indústria nacional e prova de ser  este clima favoravel ao cultivo da videira.

        Naturalmente não se pode exigir muito de quem, como eu tem levado anos a fazer experiências, cujos resultados, pela própria natureza de tal indústria, não podem ser percebidos e avaliados senão em longos períodos, com resultados de pelo menos um ano, o que dificulta extraordinariamente a chegar-se a formar juizo seguro sobre o valor de tais experiências.

Também, não me animaria, embora o desejasse muito, a ilustrada apreciação de Vossa Magestade, vinho de minha fábrica, si não me animasse a benévola apreciação que dele fez Sua Alteza o Sr. Conde d’Eu.

        Para que Vossa Magestade me releve a ousadía e a insignificância do presente, confio sobretudo no seu elevado develo pelo progresso da indústria nacional, progresso para o qual tenho procurado concorrer com o extraordinário esforço e trabalho, achando por fim o modo de cultura e de poda da videira, processo de fabrico e de conservação do vinho exclusivo deste clima, filhos de uma experiência de 18 anos e diversos quase em tudo dos europeus.

        É como cultor obscuro, mas desvelado da indústria nacional, a qual ainda inerente a furtuna do Brasil, que me dirijo a Vossa Magestade, convencido de que o produto de minha fábrica terá o valor que a Vossa Magestade merecer.

        Oxalá o não ache muito indigno de lhe ser oferecido: isso me animará a perseverar e abrirá ao comércio de tal produto imensos horizontes nesta terra onde ninguém mais de que Vossa Magestade se acha habilitado para examinar, dar valor e proteger os artefatos da indústria brasileira.”

        Faço votos sinceros pela saúde de Vossa Magestade.

       De Vossa Magestade afeiçoado e atencioso criado

       Adolfo Lion Teixeira.

      Campanha, 27 de Junho de 1844

 

         Aí está um expressiva demonstração, além de cortez, altamente patriótica de um eminente cidadão progressiva, probo, trabalhador e de grande gabarito moral e, sobretudo, vivamente empenhado no desenvolvimento industrial do país, formulada ao venerando monarca brasileiro, como um sudito fiel e respeitoso.

         Lion Teixeira tomou a iniciativa de presentear D. Pedro II com o seu apreciado vinho, aproveitando a chegada do bondoso Imperador a Três Corações para a inauguração do ramal ferroviário daquela cidade, valendo-se, para isso, dos bons ofícios e do prestígio do Deputado Geral, Dr. Olímpio Valladão, seu fraternal amigo.

          Documento encontra-se no Centro de Estudos da Campanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts