sábado, 11 de julho de 2015

AS BOAS VINDAS À DOM PEDRO CUNHA CRUZ.

Saudação do Presbitério Campanhense ao nosso Bispo Coadjutor
Dom Pedro Cunha Cruz
Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, motivo desta celebração Eucarística que nos une em torno do altar do Senhor dentro desta Catedral que está sob a custódia de Santo Antônio da Campanha.  
Venho saudá-lo em nome do nosso presbitério! E quero nesta saudação cumprimentar todas as autoridades eclesiásticas, civis e militares; sua mãe, Sra. Juracy Cunha Cruz e familiares e todos os irmãos e irmãs presentes, vindos de perto ou de longe.
A Igreja de Cristo que está na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, aqui se faz presente em seu insigne Pastor, Cardeal Dom Orani João Tempesta, seus bispos auxiliares, representantes do clero e diversos membros de suas incontáveis comunidades eclesiais, outrora nos presenteou com o santo bispo Dom Othon Motta, e agora nos faz agraciados com Dom Pedro Cunha Cruz, que nos albores da sua juventude episcopal vem para junto de nós como o “servo de Jesus Cristo”.
Quis a Providência Divina que tece as fibras da história humana unir mais uma vez a Igreja Primaz do estado fluminense, ao bispado da vetusta Campanha, quando um fruto maduro do seu clero que fora chamado para o serviço episcopal naquela mesma Sé, agora chega, na obediência da fé, ao lugar onde nasceu o sul de Minas, para ser o nosso bispo coadjutor!
            Há 17 anos caminhamos sob o báculo de Dom Diamantino Prata de Carvalho, que com o seu espírito franciscano, coração diocesano e inquietude missionária, fez do lema episcopal “Servir com Alegria” a sua marca pastoral. Ao longo deste tempo temos sido conduzidos por este estimado pastor de origem lusitana, que, vindo das terras de Além Mar, chegou ao nosso país no  verdor dos seus anos  e fez do Brasil a sua pátria, e que soube muito bem aportar no coração de todos com o seu sorriso sempre largo.
            Aqui está Pedro! Nome que evoca missão! Aqui está a Igreja! Realidade onde Cristo se faz presente! Aqui está Dom Pedro! Presente de Cristo para a nossa Igreja Diocesana.  Seu nome e missão nos reportam aos primórdios da era cristã quando o humilde pescador da Galileia recebeu de Jesus a tarefa de confirmar os seus irmãos na fé!
            Nós padres, desta diocese, como filhos agradecidos da Mãe Igreja que nos gerou para fé na consagração batismal, somos também tocados pelo reconhecimento da grande graça de fazermos parte deste fecundo, bonito e laborioso presbitério junto do nosso bispo. Dentre os 100 presbíteros diocesanos, 60 foram ordenados pela oração da Igreja e pela imposição das mãos de Dom Diamantino. Também estão unidos a nós 18 sacerdotes do clero regular.
            Aqui estamos neste sólio campanhense que se estende desde as antigas Minas de Ouro, encravadas nas terras altas da Mantiqueira até o portal lacustre que delimita nossa fronteira com o sertão das Gerais. Somos uma Igreja viva que vem caminhando ao longo deste tempo mais que centenário, sempre sobre a tutela de grandes bispos de imorredoura memória, de veneráveis padres de saudosas lembranças e muitos santos leigos que tanto fizeram para construir esta rica história eclesial!
Alguém teria afirmado que a mineiridade é um estado de espírito. Ser mineiro é um modo de viver. E isso é poeticamente expresso numa cantilena que define muito bem a nossa região: “Vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia, quanto menor a casinha, mais sincero o bom dia!”
Nossa diocese tem o rosto de Minas e a sua maior riqueza sãos os valores humanos e cristãos que caracterizam este povo hospitaleiro que sabe muito bem abrir as portas da casa e do coração para todo aquele que chega! A esta herança espiritual se somam as riquezas naturais e culturais que muito nos dignificam no labor cotidiano.
            Nossa realidade é bem diferente da Cidade Maravilhosa. Os contornos rurais que perpassam a vida do nosso povo são distintos do desafiante universo urbano onde habita o povo carioca. Mas, se o que nos aproxima é a alma fagueira do povo brasileiro, o que de fato nos une é Cristo. Somos a mesma Igreja testemunhando a alegria do Evangelho!
            Dom Pedro, venha com o coração aberto, viver as noites e dias que tecem o cotidiano destas paragens sul-mineiras. Nós o acolhemos com o coração esperançoso e em festa, certos de que o Senhor do Chamado o enviou para tanger, juntamente com Dom Diamantino, nosso venerando antiste, as ovelhas do rebanho de Cristo, que vivem nas 70 paróquias que brotaram ao longo do arco do tempo neste vasto território diocesano.
            Unidos aos nossos pastores diocesanos, nós padres e leigos queremos ser uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, dispostos a nos consumir na missão de levar o Cristo, através da Palavra e do testemunho até as periferias geográficas e existenciais da nossa realidade.
            Campanha vai se mostrando ao Brasil como terra de santos! Que a beata Nhá Chica, o Venerável Padre Victor, a serva de Deus Teresa Margarida e o nosso amado Dom Othon Motta, sejam nossos intercessores e exemplos modelares para esta nova etapa de nossa história diocesana que poderemos realizar a partir de agora com nosso bispo coadjutor. Que o Mártir São Sebastião patrono de sua igreja de origem e a Virgem do Carmo, senhora desta diocese sejam os protetores do seu pastoreio entre nós!
            Como humildes trabalhadores da vinha do Senhor e obreiros da seara de Cristo, para este tempo, aqui nos apresentamos para acolhê-lo com nosso jeito mineiro: “Dom Pedro seja bem vindo! Entre que a casa é sua!”

Padre Sérgio Roberto Monteiro
Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores - Campanha
e

Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Boa Esperança



Dom Pedro Cunha Crus e Cardeal Dom Orani João Tempesta
 
 Em primeiro plano, a mãe de Dom Pedro Cunha Cruz.
 
 Mais de uma centena de padres da Diocese da Campanha e outras vieram prestigiar a posse do novo Bispo coadjutor Dom Pedro. Saíram do Seminário Nossa Senhora das Dores em procissão até a Catedral de Santo Antônio.
 Delegações de praticamente todas as paróquias da Diocese da Campanha , Rio de Janeiro e outras estiveram presentes.
 A Catedral de Santo Antônio lotou para a missa de posse de Dom Pedro.
 Padre Lucas fazendo a leitura do Decreto de nomeação de Dom Pedro, pela Papa Francisco.
 
Presentes doze bispos prestigiando o novo colega.
 
Fiéis da Diocese da Campanha  e Rio de Janeiro lotam a Catedral de Santo Antônio na missa de posse de Dom Pedro.
 O Cardeal Dom Orani veio atá Campanha em solidariedade ao novo Bispo Dom Pedro Cunha Cruz.
 No primeiro banco, ao lado dos amigos cariocas a mãe e a irmã de Dom Pedro.
 O carismático Dom Pedro, assim como Dom Othon Motta também é carioca e flamenguista e foi ovacionado pela torcida, quer dizer, pelos fieis.
 Em sua benção, podemos ver na ponta do primeiro banco a senhora mãe e irmã de Dom Pedro.
 Ao fundo, parte dos bispos que vieram prestigiar Dom Pedro.
 Dom Pedro assina o decreto de posse de sua nomeação como Bispo coadjutor da Diocese da Campanha,
o documento foi assinado também pelo cardeal Dom Orani e todos os bispos presentes.
 
Após a missa Dom Pedro foi cumprimentado pelos paroquianos e autoridades. Chamou a atenção o grande número de jovens presentes a solenidade.

2 comentários:

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts