sexta-feira, 19 de junho de 2015

IMAGINEM SÓ A EMOÇÃO.

A alegria da descoberta da leitura

www.olinda.pe.gov.br - 15/04/2015

Na última sexta-feira (10), centenas de jovens, adultos e idosos que participaram do Programa Brasil Alfabetizado em Olinda foram diplomados com o certificado de conclusão de curso. A cerimônia aconteceu no Clube Atlântico de Olinda e contou com a presença, além dos formandos, de seus familiares, dos educadores e de membros da Secretaria de Educação do município.

Uma das agraciadas pelo programa, Dona Alzira Joana dos Santos, de 85 anos, se emociona ao escrever seu nome. “Meus amigos da associação me levaram para o programa e eu gostei demais. Aprendi muita coisa, a ler, a escrever. É muito bom ter conhecimento”, afirma a moradora de Jatoba.

Foram contemplados 350 moradores de localidades como Alto da Conquista, Rio Doce, Cidade Tabajara, Peixinhos, Alto do Cajueiro e Varadouro. A partir de agora, todos os formandos poderão ser encaminhados a turmas de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Olinda para dar continuidade aos estudos.

Para a formanda Ivonete da Silva, 51 anos, moradora da Vila Popular participar do Programa Brasil Alfabetizado só trouxe coisas boas para sua vida. “Foi uma maravilha, tenho muito orgulho de estar alfabetizada. Hoje consigo escrever meu nome, andar de ônibus sem pedir ajuda a ninguém. Agradeço muito a professora. Pretendo me dedicar ainda mais na leitura”, declarou.

“É muito recompensador ver, hoje, os desafios que enfrentamos e as conquistas que obtivemos com o Brasil Alfabetizado de Olinda. Mais importante, ainda é, para nós, contribuir com a execução desse passo tão transformador na vida dessas pessoas que é conhecer o universo das letras”, diz Maria do Carmo Pinheiro, gestora local do Brasil Alfabetizado de Olinda.

BRASIL ALFABETIZADO – O programa do Ministério da Educação é realizado em Olinda a partir de campanhas de mobilização, nas comunidades, a procura do público ao qual o programa é direcionado. O curso é realizado em oito meses com distribuição de carga horária em 10h semanais. Podem se inscrever pessoas a partir dos 15 anos de idade. Em 2014, as aulas foram realizadas nas escolas municipais Monte Castelo, Alberto Torres, Nossa Senhora de Lourdes, Allan Kardec, Monsenhor Fabrício, Claudino Leal e em outros espaços parceiros como o Conselho de Moradores do Alto da Conquista.

Trinta alfabetizadores voluntários realizam o trabalho, monitorados por cinco coordenadores, também, voluntários. Periodicamente, técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação de Olinda realizam uma formação continuada para eles com carga horária de 16h mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts