segunda-feira, 27 de abril de 2015

VITAL BRAZIL MINEIRO DA CAMPANHA - 150 ANOS


VITAL BRAZIL – 150 ANOS

No dia 28 de abril de 2015, serão completados 150 anos de nascimento do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, o inventor do Soro Antiofídico. Para celebrar o legado de importância mundial desse ilustre campanhense, a Prefeitura Municipal da Campanha preparou uma série de eventos!


Data: 02 de Maio, Sábado.

09h00 – Bairro Chapada (Antiga Caixa d’Água)
• Premiação do Concurso de Redação
• Lançamento do Serpentário Municipal
• Apresentação da Banda Marcial Irmão Paulo

10h00 – Rodovia Vital Brazil (Trevo na entrada da cidade)
• Inauguração do Marco Vital Brazil (onde será instalada, nos próximos meses, uma estátua do cientista)
• Apresentação da Banda Marcial Irmão Paulo

18h00 – Museu Casa de Vital brazil (Rua Vital Brazil, nº 45, Centro)
• Lançamento do Selo Comemorativo dos 150 Anos de Vital Brazil;
• Assinatura do Convênio entre UEMG e IVB (Instituto Vital Brazil);
• Lançamento do Livro do Sr. Lael Vital Brazil (filho do cientista) e de outros autores;
• Apresentação de Violino e Violão com Felipe e Ricardo

Os eventos de comemoração aos 150 anos de Vital Brazil são realizados pela Prefeitura da Campanha e contam com o apoio do Instituto Vital Brazil (IVB), Casa de Vital Brazil, Câmara Municipal, Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiologia (CPPI), Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Instituto Butantan, Rede Vital para o Brasil e Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública. Administração 2009/2016. “O Trabalho Continua”!

Abaixo, um breve histórico sobre Vital Brazil.


VITAL BRAZIL – HISTÓRICO

Filho de José Manoel dos Santos Pereira Júnior e Mariana Carolina Pereira de Magalhães, Vital Brazil Mineiro da Campanha nasceu em 28 de abril de 1865, e tinha sete irmãos. Aos 19 anos, decidiu estudar medicina no Rio de Janeiro, onde se localizavam as duas únicas faculdades do país.

Para realizar seu sonho, Vital Brazil conseguiu um emprego como professor e também como escrevente de polícia. Economizava cada centavo, andava a pé e estudava com livros emprestados.  Mas finalmente conseguiu se matricular na faculdade de medicina.

Após se formar, Vital Brazil mudou-se para São Paulo e casou-se com Maria da Conceição. Foi contratado pelo Serviço Sanitário do Estado para combater várias doenças no interior, como febre amarela, cólera, malária, entre outras. Nesse período, atendeu muitas pessoas feridas com picadas de cobra, e percebeu que a maioria delas morria por falta de medicação eficaz. Vital Brazil trabalhou com Adolpho Lutz no Instituto Bacteriológico e percebeu que os remédios existentes para picadas de cobra não funcionavam com jararacas e cascavéis, típicas em nosso país. Então, ele descobriu que para cada tipo de cobra deveria haver um remédio específico, feito do veneno dela (soro antiofídico).

Essa foi sua grande descoberta! A especificidade do soro, até então, inédita no mundo todo, foi descoberta por Vital Brazil. E os soros que ele criou funcionaram e revolucionaram a medicina mundial!

Vital Brazil também foi o criador de duas importantes instituições científicas do país e da América Latina: o Instituto Butantan e o Instituto Vital Brazil, além de ser o criador de uma das primeiras escolas do Brasil que alfabetizava crianças durante o dia e adultos durante a noite (hoje conhecida como Escola Estadual Alberto Torres).

Vital Brazil casou-se duas vezes, e teve nove filhos com cada esposa. Faleceu em 1950, aos 85 anos de idade, deixando um imenso e riquíssimo legado para nosso país. Em suas palavras: “Fiz uma parte do muito que gostaria de fazer pela humanidade. Não tenho orgulho de minha pobre ciência, mas estou satisfeito com minha alma e meu coração”.

Att.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura da Campanha

Adm. 2009/2016 - "O Trabalho Continua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts