quarta-feira, 1 de abril de 2015

MARIA NILDE MASCELINI. 02 DE ABRIL DE 2015.

Maria Nilde Mascelani faria hoje 84 anos de nascimento.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Nilde Mascellani (São Paulo2 de abril de 1931 — São Paulo, 19 de dezembro de 1999) foi uma educadora brasileira.
Desde a adolescência, foi vítima de reumatismo deformante e quando adulta tinha dificuldades para caminhar e só suportava as crises de dor a base de analgésicos.
Foi chamada pelo então secretário de educação de são paulo, Luciano Carvalho, para participar de uma comissão de educadores com a finalidade de elaborar um projeto educacional que privilegiasse a vocação do aluno e de sua comunidade. Então, em 1961 era criado o S.E.V., Serviço de Ensino Vocacional, e Maria Nilde assumiu a sua coordenação até a sua extinção em 1969.
Os ginásios vocacionais, ofereciam ensino em período integral para o então 1° ciclo secundário de quatro anos. Seis unidades do vocacional foram criadas: em 1962, foram fundadas as unidades de São Paulo, Americana e Batatais. Em 1963, as unidades de Rio Claro e Barretos, e enfim a unidade de São Caetano do Sul em 1968. A revolucionária proposta pedagógica dos Ginásios vocacionais utilizava estratégias de integração curricular, como os estudos do meio, projetos de intervenção na comunidade e planejamento curricular através da pesquisa junto à comunidade. Os GV's eram instaladas a partir de sondagens das características culturais e socioeconômicas da localidade.
Maria Nilde sofreu repressões do governo da época, pois rejeitava imposição na contratação de funcionários e a pedido de vagas para alunos que não tinham passado pelo processo seletivo, principalmente do alto escalão do regime militar. Com o AI-5 o colégio passou a sofrer ainda mais com as limitações impostas. Em 1974, foi presa com seus companheiros do RENOV, uma entidade de assessoria educacional que foi criado após ser impedida de trabalhar nos GV's.
Faleceu em 19 de dezembro de 1999 de infarto fulminante, também em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts