quarta-feira, 11 de março de 2015

EMPRESÁRIOS RECORREM AOS LIVROS PARA ESTIMULAR EMPREENDEDORISMO.

Empresários recorrem aos livros para estimular empreendedorismo

Jornal A Cidade - 26/02/2015
A história de um rapaz pobre, nascido em Itamogi (MG), e que se tornou um dos grandes nomes no ramo de transporte do País, dá início à série Grandes Empresários Acirp, patrocinada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto.

“Uma Vida de Entrega – Dos pedais da bicicleta à trajetória de sucesso de João Naves” é o título do livro que conta em detalhes a vida do fundador do grupo Rodonaves. A obra, com edição inicial de 4.500 exemplares, foi escrita pelos jornalistas Ana Cândida Tofeti, André Luiz Rezende e Robson Campi, com prefácio da também jornalista Edith Gonçalves.

Com oito capítulos e 144 páginas, o livro aborda a infância de João Naves, sua mudança para Ribeirão, o início, quando a empresa era um pequeno box da rodoviária local, até o sucesso como empreendedor.
Na foto da capa, João está ao lado de uma bicicleta de carga, que era utilizada por ele para as primeiras entregas. Um símbolo de sua perseverança.

“Acreditamos muito no projeto. Recuperamos várias coisas sobre minha história depois de muita pesquisa e atualizamos as informações. Sou suspeito pra falar, mas achei que o livro ficou muito bom”, afirma Naves.

Na verdade, a ideia para a biografia foi do próprio empresário, que já havia dado início a um livro sobre sua vida, mas o projeto ficou em “banho-maria” até que a ACI resolveu participar. “Conversando com o [vice-presidente da ACI José Carlos] Carvalho, ele me animou bastante a retomar o projeto. No final, foi algo que acabou superando as minhas expectativas. Li e vi coisas ali que me emocionaram muito”, comenta.

Perfil
Carvalho conta que, após a conversa com Naves, levou a ideia do livro para a direção da ACI, que aprovou a série. O vice-presidente afirma que Naves era o tipo de empreendedor que merecia uma biografia. Os outros nomes escolhidos pela Associação para a série vão seguir o mesmo perfil. “Ou seja, tem que ser um empreendedor que começou do zero e atingiu um nível de expressão nacional. Ele deve estar ainda vivo e à frente da direção de sua empresa”, informa Carvalho.

O próximo empresário a ganhar uma biografia é o fundador do Grupo Santa Helena, Renato Fechino. Carvalho diz que o objetivo é lançar os livros sempre no mês de agosto, aniversário da Acirp. “Acho importante registrar uma história de sucesso. Alguém que sirva de exemplo e referência para os estudantes e a uma nova geração de empresários”, ressalta.

Renda é revertida para hospital do Câncer
Uma das autoras de “Uma Vida de Entrega”, a jornalista Ana Cândida Tofeti afirma que a série surgiu para atender a uma das principais diretrizes da ACI: ser um centro de reflexão empresarial em Ribeirão. “O objetivo é que os livros da série sirvam de informação, inspiração e consulta aos interessados na livre iniciativa, como empreendedores, gestores, jornalistas e estudantes”, diz.

Ana comenta que, para escrever o livro, foram realizadas muitas entrevistas com familiares, amigos e colaboradores de João Naves, boa parte delas feita pelo jornalista André Luís Rezende, co-autor do livro.

Ana ajudou na redação com outras entrevistas e adequações, complementadas pelo também autor Robson Campi, que entrou na última etapa e foi responsável pelos ajustes finais. O que mais chamou a atenção da jornalista na história foi a garra e a perseverança de Naves.

“Ele nasceu em uma família muito simples, criada na roça, mas que soube com honestidade e muito senso de oportunidade aproveitar as chances que a vida lhe reservou”, afirma.

Vale lembrar que toda a renda obtida com a venda dos livros será destinada ao Hospital do Câncer de Ribeirão Preto - Fundação SOBECCan. Para mais informações sobre o livro, contato pelo e-mail marketing@rte.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts