domingo, 21 de dezembro de 2014

O PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL.

O Prêmio Professores do Brasil

Antonio Luiz Rios da Silva

As editoras de livros didáticos associadas à Abrelivros, a Fundação SM, a Fundação Volkswagen e o Instituto Votorantin estão unidos por um mesmo ideal: a garantia do direito à educação de qualidade para crianças e jovens, em especial aos que estudam em escolas públicas.

Nos últimos dias fiquei pensando e formulando o que falar neste curto espaço de tempo e ontem, depois de uma grande interação que tive com muitos dos Professores, Professoras, Diretoras e Diretores, vencedores deste prêmio, cheguei à conclusão de que eu não acrescentaria nada ao intelecto deles, mas poderia falar-lhes ao coração, a partir deles mesmos.

Vejam estas definições do que é educar: “Mostrar o caminho, com base em valores”; “Transformar vidas”; “Ensinar e aprender o prazer de viver”; “Dar oportunidade de igualdade para todas as pessoas”; “Criar novas possibilidades”; “Aprender para ensinar”; “Transformar o aluno em protagonista do aprendizado”; “Mudar a realidade das pessoas”; “Formar cidadãos conscientes”. Foram frases que eu ouvi ontem, da Cristina, da Kelly, da Margarida, da Rosimeire, da Elândia, da Lucimara, da Patrícia Alves, da Silmara, da Josefa, da Patrícia Fernandes, da Daniele e da Mara.

Também me emocionou o depoimento da Professora Gina, que falou da transformação de sua vida pela educação e de que quis ser professora para influenciar outras vidas, para levar a outras pessoas essa possibilidade. Falou que a educação transforma, liberta, empodera e dignifica nossa vida. Agradeceu a todo mundo que cooperou com este prêmio.

Gina, demais Professoras, Professores, Diretoras e Diretores: Nós é que agradecemos. Agradecemos pela existência de pessoas como vocês que, verdadeiramente, fazem a educação deste País.

Jean Piaget falou que “o bom professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender”. É por isso que vocês estão aqui. Os relatos que ouvi de vocês me dão a certeza de que vocês estão fazendo a educação de qualidade de que nosso País necessita. São guerreiros, vitoriosos, não importando a adversidade que enfrentam no seu dia a dia. Por isso e por ajudarem a transformar a vida de tantas crianças e jovens por esse nosso querido Brasil afora, nós agradecemos e parabenizamos cada um e cada uma de vocês, pelo bem que fazem à educação de nosso País.

Como estamos falando de professores e de educação, não poderia deixar de encerrar com um soneto que fiz após o jantar de ontem:

O destino de um País,/ Seja ele qual for,/ Não importa o que se diz./ Está nas mãos do Professor.

Me diga se não estou certo,/ Pois talvez seja um turrão./ Está nas mãos do professor,/ Melhorar a educação.

Portanto, seu Doutor./ Esteja certo de um ponto,/ Queira você ou não./

Pra melhorar a educação,/ Chegue aqui que eu te conto:/ Valoriza o professor.

Sigam transformando vidas. Contagiem outros educadores. Muito obrigado."

Antonio Luiz Rios da Silva é presidente da Abrelivros,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts