quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SOU BRASILEIRO! SOU GOVERNANTE!

SOU BRASILEIRO! SOU GOVERNANTE!

Como num ano novo - em que, por mais festas e fogos que tenham colorido o céu na noite passada, o primeiro dia do ano é apenas o dia que sucede ao anterior - hoje é - também e apenas - o dia imediatamente após as nossas eleições nacionais. Tanto no primeiro dia do ano como hoje, indiferente a cores, luzes, comemorações, risos e lágrimas, a noite foi, como sempre, vencida e deu lugar a um novo amanhecer. Simples assim, como alguns gostam de dizer, e eu também acho bonitinho.

O sol que haveria de chegar, chegou. Se fosse chuva a vir ao nosso encontro, de modo idêntico, estaria aqui. O que haveria de ser, está sendo. A natureza fez suas artes e se posta agora, aqui, como teria que ser.

Como disse lindamente Gabriela Goulart, por que não tomarmos um café carioca acompanhado de uma tapioca nordestina recheada de queijo Minas nesta manhã que está inteirinha aqui ao nosso dispor?  Antes e depois dessa delícia, meus amigos, é mais um dia. Mas é um dia que tem um sentido um tanto diferenciado, pelo menos em nossas esperanças. Do mesmo modo que o ano novo renova esperanças, hoje também não deixa por menos. E, como em cada dia, não podemos entregar nas mãos de ninguém a responsabilidade pela condução de nossos destinos. Foi eleita uma líder para conduzir as políticas públicas? Mas ninguém pode se esquecer de quantos grilhões (Um Congresso Nacional viciado e conservador) a prendem para que não avance e promova transformações mais profundas. Sozinha, sem nosso apoio vivo e consciente, a presidente pouco poderá fazer.

Então, mãos à obra! É pra valer mesmo que não queremos mais corrupção? Pois, conversemos sobre isso, vejamos o que há de corrupção em nosso cotidiano, reformulemos comportamentos, estimulemos a nossa porção ética e deixemos de lado, morrerem à mingua, viciadas maneiras que nos apequenam em nossa humanidade. E, mais: estudemos a Reforma Política que queremos e que pode ser mais apropriada ao país que queremos ter. Essa tarefa não é só para políticos, não! Sem nossa clareza e entendimento, eles farão o que melhor lhes convier. E, sabemos bem, que seus interesses nem sempre coincidem com os nossos.Vamos encontrar maneiras de não haver mais essas doações milionárias às campanhas, que já deixam os eleitos, desde a primeira hora de seus governos, comprometidos em reembolsar os "investimentos" (investimentos, isso mesmo!)  feitos pelos sabichões.

Vamos acompanhar a ação de quem elegemos com nosso voto. Há sites que disponibilizam detalhes de suas atuações, dos votos que dão, das sessões que faltam, dos projetos que propõem. O Transparência Brasil é um deles.

Esperanças renovadas, sim! Mas, também, compromisso em participar da construção de um país que há de ser de todos nós. Se não, sem nossa ação e interferência, nada feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts