segunda-feira, 27 de outubro de 2014

2º ENCONTRO INTERNACIONAL VITAL PARA O BRASIL.

Campanha recebe o 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil
Pesquisadores debaterão os desafios diante dos envenenamentos por peçonhentos no mundo.
Em novembro, a cidade natal do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, Campanha/MG, será ponto de encontro e debates acerca de animais peçonhentos com o 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Vital Brazil, a Rede Vital para o Brasil e a Prefeitura da Campanha, terá como tema os “120 Anos da Soroterapia Antiveneno - Dos Soros a Bioprospecção” e acontece de 11 a 14 de novembro, das 8h às 18h, no Salão Nobre da Universidade Estadual de Minas Gerais. O evento também faz parte da série de comemorações aos 150 anos de Vital Brazil, que serão completados em 2015.
O encontro trará cerca de 300 pesquisadores das diferentes regiões brasileiras e de países como Austrália, Portugal, Argentina, entre outros, com objetivo de promover a aproximação entre eles, estudantes e instituições, a fim de estimular a cooperação permanente e as ações conjuntas em prol da qualificação profissional e do avanço de pesquisas. Segundo Érico Vital Brazil, neto do cientista e membro do comitê organizador, “além da cooperação, o encontro ajuda a divulgar informações preventivas e fundamentais sobre os acidentes com animais peçonhentos. Também apresenta os riscos e como ter acesso ao tratamento correto, fator determinante para salvar vidas”. Exposições científicas também estarão abertas para visitação do público.
As inscrições já estão abertas na página www.vitalparaobrasil.com, e a programação preliminar do evento está disponível no site. O Encontro também promove minicursos sobre os temas: Sistemas Nacionais de Informação, Bioprospecção de venenos, Acidentes por animais peçonhentos ou Gestão e curadoria de coleções científicas.
Soroterapia – em 10 de fevereiro de 2014, a soroterapia antipeçonhenta completou 120 anos. O cientista campanhense Vital Brazil observou que o soro utilizado à época, nos casos de acidentes com serpentes, não poderia ser empregado contra o veneno de qualquer cobra. A descoberta da especificidade do soro antiveneno estabeleceu um novo conceito na imunologia e, pela primeira vez, a medicina tinha um produto realmente eficaz no tratamento de acidentes ofídicos. “Os venenos animais podem conter promessas para novos tratamentos de diferentes doenças, assim como para o avanço de pesquisas em várias áreas do conhecimento médico e biotecnológico”, disse Érico.
O Instituto - O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
EVENTO: 2º Encontro Internacional Vital para o Brasil.

O QUE É: Evento científico que reunirá cerca de 300 pesquisadores nacionais e internacionais.

QUANDO: 11 a 14 de novembro (terça a sexta-feira), das 8h às 18h.

ONDE: no Salão Nobre da Universidade Estadual de Minas Gerais, em Campanha.

COMO PARTICIPAR: inscrições abertas na página www.vitalparaobrasil.com. Haverá exposições abertas para todo o público, gratuitamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts