segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TODA TENTATIVA É VÁLIDA.

Escola cria banca de jornal para incentivar hábito da leitura

www.tnoline.com.br - 19/08/2014

Os 1.300 alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, acompanham de perto as notícias da cidade e da região. Há quatro anos uma banca de jornal instalada dentro da escola recebe as edições de um diário de Marechal Cândido Rondon, além de revistas, gibis e conteúdo para o vestibular.
A “Banca do Eron” surgiu dentro do projeto de incentivo à leitura da professora Vera Pagnussatti, de Língua Portuguesa. O projeto “Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” já conquistou o primeiro lugar do prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, em 2011, entre 1.500 trabalhos inscritos no Brasil inteiro. A professora Vera viajou até Washington, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho desenvolvido com os alunos do Colégio Eron Domingues.
JORNAL PRÓPRIO - Em 2011, os alunos produziram um jornal da escola impresso, também ofertado na Banca do Eron, e que tinha uma versão on-line. “Fizemos um trabalho para desenvolver todos os gêneros textuais com os alunos a partir da própria realidade”, explica a professora Vera. “Trabalhamos com notícia e classificados. Fizemos um trabalho de produção de jornal, de notícia dentro da sala de aula e, no final do ano, elaboramos o jornal da escola, com cinco mil exemplares”, conta.
A banca de leitura surgiu durante esse processo. No início, os jornais eram retirados para a leitura e depois guardados. Daí surgiu a ideia de disponibilizar as edições dos jornais para os três períodos de funcionamento da escola.
LEITURA - O espaço caiu no gosto dos estudantes. “A banca é um incentivo à leitura. Muitos não têm assinatura de jornal em casa. Vários alunos já têm o hábito de chegar à escola e pegar o jornal para ler”, disse Vera. Alguns preferem a leitura dos jornais a ficar navegando na internet.
Natália Maria Chwarz, de 16 anos, do 1º ano, é uma das alunas que preferem a leitura das notícias. “Eu pego mais o jornal, uso pouco a internet. A nossa professora incentiva a gente a fazer vários projetos com a leitura. A internet é uma boa ferramenta, mas só isso não adianta. Gosto da banca. Aproveitamos a hora do recreio para ler. Os jornais também nos ajudam nos trabalhos escolares”, afirmou Natalia.

Neste ano a professora Vera Pagnussatti realiza um trabalho de leitura com os alunos envolvendo todas as mídias digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts