sexta-feira, 1 de agosto de 2014

POTENCIAL CRIATIVO

fábio, é genro do finado amigo Erasmo Cesarino Vilhena.
30/07/2014
Potencial criativo
minas marca - entrevista -fabio assis - aqua - tecnologiaFábio Assis trocou Ipatinga, sua cidade natal, por Belo Horizonte quando decidiu estudar publicidade na Universidade Federal de Minas Gerais. Desde então, Fábio foi acumulando experiência em diversas áreas, como design, marketing, direção de arte e redação, até optar por criar seu próprio negócio. Assim, surgiu há 12 anos a Cúmplice, agência de design interativo, idealizada por Fábio junto com Gustavo Fantini.

O interesse por telas interativas nasceu dentro da Cúmplice e, à medida que Fábio foi atuando no mercado, ele percebeu o potencial criativo do produto. Dessa forma, criou outra empresa em 2007, a Aqua, que oferece soluções touchscreen completas para empresas de segmentos variados. Em entrevista ao portal Minas Marca, Fábio fala sobre como a interatividade pode alavancar os negócios das empresas, analisa o mercado mineiro de tecnologia e conta as ações mais recentes da Aqua. Confira:

1 - A Aqua surgiu no San Pedro Valley. Como esse ambiente contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da empresa? O que fez a startup dar certo?

Quando a Aqua surgiu não se falava muito em startups e nem existia San Pedro Valley. O ambiente de tecnologia em Belo Horizonte era dividido entre agências digitais (que faziam websites) e fábricas de software (desenvolvedoras de sistemas).

Hoje a situação é bem diferente. O ambiente de startups é uma realidade. A associação em torno do San Pedro Valley aumentou a visibilidade do mercado mineiro e das empresas que estão aqui. O clima de amizade entre as empresas é muito bom. Me faz lembrar o clima de cooperação do mercado publicitário, mas com uma grande vantagem: não há competição entre as empresas, pois cada uma faz coisas diferentes, para públicos diferentes.

Acho que dá para identificar algumas características presentes na maioria dos casos que deram certo: interesse na satisfação do cliente, capacidade de se adaptar rapidamente, boas ideias e excelente execução de seu produto ou serviço. Mas não existe receita para sucesso de uma startup. Já vi empresas com ótimos produtos dando errado e há também exemplos de empresas ruins que cresceram.

2 - A Aqua oferece soluções touchscreen completas para empresas de segmentos variados. O que é esse serviço e por que investir nessa tecnologia?

Oferecemos soluções touchscreen completas para empresas. Cuidamos de tudo: telas interativas, aplicativos, gestão de conteúdo, logística. Quando fica difícil de explicar, digo que é um tablet gigante, de tela de 42 polegadas, com aplicativos sob medida para cada cliente.

Os benefícios variam de empresa para empresa, mas em geral a gente ajuda nossos clientes a atender melhor e a vender mais. As telas oferecem informações e serviços de forma acessível, onde quer que estejam instaladas. Pode ser em uma loja, shopping, museu ou empresa.

Costumo dizer que somos a terceira geração de tecnologia digital. A primeira revolução veio com a Internet, que mudou tudo nas últimas décadas. Depois vieram os smartphones e tablets, que permitiram que qualquer pessoa ter o mundo nas mãos. E agora é a vez de telas interativas para uso na comunicação. Você tem todas as vantagens da internet, dos computadores, tablets e celulares, mas sem que o usuário final tenha que comprar equipamentos ou instalar aplicativos. Está tudo ali, pronto para uso, sempre atualizado e com controle da empresa e instituição.

3 - A empresa possui o produto Showcase Imóveis e recentemente fechou uma parceria com a Eugenio, maior empresa de marketing imobiliário do país. O que é o Showcase Imóveis? Como surgiu essa parceria e quais os benefícios ela irá trazer para o mercado tanto de tecnologia, quanto imobiliário de Minas Gerais?

Showcase Imóveis é um catálogo touchscreen para construtoras e imobiliárias. Pode ser usado para mostrar apenas um lançamento ou diversos imóveis de uma vez, sendo uma ferramenta perfeita para eventos, showrooms e ações de marketing. Com isso, a empresa otimiza sua verba de comunicação, tem um retorno rápido e impacta potenciais clientes de uma maneira mais interessante e memorável.

As empresas fazem um grande investimento para atrair as pessoas em seus estandes de venda. Com Showcase Imóveis, ajudamos os corretores em seu processo de vendas com ótimos resultados. O principal benefício é aumentar a conversão de vendas. Recursos visuais, informações técnicas e, principalmente, a interatividade fazem com que a apresentação dos imóveis se torne muito eficiente.

A parceria com a Eugênio surgiu para unir forças e desenvolver soluções para o setor imobiliário, que vive um momento muito oportuno, já que incorporadoras, construtoras e imobiliárias têm procurado formas de se reinventar. Essa solução interativa da Aqua já é usada por empresas aqui em Minas, como MRV, Precon, Rossi e Patrimar. Agora, passa também a fazer parte das ferramentas da Eugenio, e já fechamos os primeiros contratos com eles. É bom ter um parceiro com tanta experiência e competência no mercado.

4 - Qual a importância da comunicação e do marketing para a Aqua? Quais as ações a empresa realiza nesse segmento?

Temos dois desafios de mercado na Aqua. O primeiro é mostrar que telas interativas podem trazer muitos benefícios para empresas que querem atender melhor e vender mais. O segundo é comprovar que somos os melhores fornecedores de soluções touch no Brasil.

Felizmente as ferramentas disponíveis hoje são bem mais variadas e nos ajudam nessa parte. A maior parte de nossas ações são digitais: links patrocinados, marketing de conteúdo, e-mail marketing, presença em redes sociais e, claro, nosso website. Mas não deixamos de lado ferramentas tradicionais, como anúncios em revistas especializadas, assessoria de imprensa, presença em eventos… Nós testamos muitas coisas, faz parte da nossa filosofia de startup.

5 - Design é um dos pilares da empresa. Como o design está inserido no cotidiano da Aqua e por que ele é importante para os negócios?

Design é como as coisas funcionam. Quem falava isso era Steve Jobs. Na Aqua pensamos da mesma maneira. Do orçamento ao site da empresa, do manual de montagem aos relatórios, tudo leva em conta as pessoas que vão interagir com a Aqua. Cada ponto de contato de um usuário com nossa empresa deve ser bem pensado e bem executado, tanto nos produtos, quanto no serviço em geral.

O design está também na parte visual de nossas soluções, claro. Para citar outro gênio, Vinicius de Moraes, beleza é fundamental. Uma das vantagens de termos dois designers como diretores da empresa é a atenção especial na parte estética das soluções.

6 - A Aqua se apresenta ao mercado como uma empresa inovadora. Nesse contexto, o que é inovação para a empresa?

Inovação é colocar uma ideia nova em prática para resolver um problema. Tem que ser algo novo, senão é repetição e plágio. Tem que testar e colocar na prática, senão é teoria. E tem que resolver algum problema, senão é inútil ou mera futilidade.

Essa inovação pode estar em qualquer parte da solução geral. No equipamento, inovamos com soluções que tornam o equipamento melhor e pronto para uso por empresas. Nossos aplicativos têm recursos e design que você não encontrará em nenhum concorrente. E o próprio modelo de negócio da Aqua, que é de soluções completas, é algo diferente do que se faz normalmente.

7 - Como avalia o mercado de tecnologia em Minas Gerais?

O mercado mineiro tem um imenso potencial. Temos alguns dos melhores cursos de tecnologia e computação do Brasil, que formam pessoas muito qualificadas de altíssimo nível. Isso sem falar nos cursos de design, comunicação e gestão, necessários para o sucesso do setor. Além disso, há grandes agências digitais e empresas de desenvolvimento, fazendo um trabalho de altíssima qualidade. Há ainda o apoio do Governo e diversas instituições públicas e privadas.

Apesar de não faltar mão-de-obra e grandes empresas, ainda precisamos de mais experiência e de resultados expressivos. Temos pouquíssimos casos de sucesso aqui, de empresas que conseguiram projeção nacional e internacional.

De qualquer forma, sou muito otimista. O Brasil ainda não é uma potência mundial em tecnologia, mas isso é questão de tempo. Os brasileiros são criativos e têm taxas altíssimas de uso de internet e outras tecnologias digitais. Talvez o próximo sucesso possa sair daqui, de Minas Gerais.

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