Dia dos Pais

Introdução
No segundo domingo de agosto, comemoramos o Dia dos Pais. Essa data, diferentemente de outras comemorações escolares, é carregada de vínculos afetivo-emocionais e, como o Dia das Mães, deve ser tratada com o devido cuidado, uma vez que muitos alunos vivem experiências diferentes de paternidade. Por essa razão, as homenagens devem ser antecedidas por uma preparação prévia que ajude a criança a perceber que a paternidade, assim como a maternidade, pode assumir perfis diferentes, porque pai e mãe são, na verdade, papéis sociais que um homem e uma mulher (ou duas pessoas do mesmo sexo) assumem ao escolher criar, amar e educar uma criança. Pai é a pessoa que educa, orienta, ama, ampara, que está presente nas horas boas e ruins. Essa pessoa pode ser o padrasto, um padrinho, um tio, a própria mãe, um amigo da família ou um pai adotivo.
 
Primeiras ideias[1]
            O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi celebrado em 14 de agosto de 1953, por sugestão do publicitário Sylvio Bhering. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto.
Nos Estados Unidos, a data foi criada em 1909, por Sonora Louise Smart Dodd, que, inspirada pelo Dia das Mães, quis homenagear seu pai, que a criou com seus outros cinco irmãos depois da morte de sua mãe. O interesse pela data se difundiu por vários estados americanos, contudo, só foi oficializada em 1972, pelo presidente Richard Nixon.
A lembrança mais tardia dessa comemoração remonta ao Império da Babilônia: arqueólogos encontraram um cartão esculpido na argila que continha uma homenagem de um filho ao seu pai. Estudos estimam que o cartão tenha sido feito há mais de 4 000 anos.
 Tão antiga quanto o cartão é a ideia de que pai é aquele que ama incondicionalmente o filho. Há quase 3 000 anos, Jesus, que tivera um pai adotivo (José), contava histórias para ilustrar essa ideia. A mais conhecida delas é a parábola do filho prodígio, um jovem que decidira muito cedo deixar a casa paterna. Pegou a parte da herança que lhe cabia por direito e saiu pelo mundo consumindo a vida em festas e orgias. Mas, um dia o dinheiro da herança acabou, e ele se viu sozinho, sem amigos e sem trabalho. Conta a história que se empregou numa granja de porcos, mas ganhava tão pouco que compartilhava do alimento dos animais para sobreviver. Numa tarde, depois de um dia de sofrimento, veio à lembrança o amor que recebia na casa de seu pai. Pensou consigo: “Vou voltar à casa de meu pai, lá há pão em abundância. Pedirei que não me receba mais como filho, mas que me queira como a um de seus empregados”. 
Assim fez. Foi uma longa viagem de volta… Quando se aproximava da casa, foi visto pelo Pai, que correu ao seu encontro e, antes que o filho dissesse uma só palavra, mandou que seus empregados lhe preparassem um banho, o vestissem com melhor roupa e organizassem uma grande festa, pois seu filho amado voltara para casa.[2]
 
[1] Fontes de pesquisa: <http://g1.globo.com/dia-dos-pais/2013/noticia/2013/08/saiba-como-o-dia-dos-pais-e-comemorado-pelo-mundo.html> e <http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u20.jhtm>. Acesso em: 11 jul. 2014.[2] Conforme Evangelho de S. Lucas, 15,11-32.
Você sabia?
Muitos países têm datas especiais para festejar os pais. A Inglaterra e a Argentina comemoram no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem é feita no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local.
Refletindo sobre valores
O Dia dos Pais é uma data que abre espaços para trabalhar valores como respeito, amor filial, gratidão.
É a oportunidade que a escola tem para refletir sobre questões de conflito entre pais e filhos e trabalhar a ideia de que o amor, por vezes, impõe limites com um único objetivo de proteger, orientar, preparar para uma vida autônoma, independente e feliz.
O amor paterno pode ser visto em diversos filmes e animações infantis.  Indicamos dois deles:
 
1. O Rei Leão(1994): Simba é um pequeno leão que deve ocupar o posto de rei após a morte de seu pai, Mufasa. Enganado pelo tio Scar, que quer assumir o poder, Simba acredita ser o responsável pela tragédia e foge. Após crescer com os amigos Timão e Pumba, ele retorna ao reino para reconquistá-lo. Vencedor de dois Oscar, incluindo trilha sonora.
 
 2. Procurando Nemo (2003): Marlin é um pai-peixe superprotetor. Um dia, seu filhote Nemo, um pequeno e simpático peixe-palhaço, é capturado por um mergulhador. Marlin parte numa busca incansável na esperança de encontrar Nemo. No meio do caminho, ele conhece Dory e, juntos, vivem uma incrível aventura.
 
Atividade coletiva
Programe um cinema para os pais. Peça a colaboração das mães e avós nesta atividade.
 
* Depois de trabalhar o sentido da paternidade, converse com os alunos pedindo ideias para homenagear os pais. Caso eles não façam sugestões, indique algumas, como escrever bilhetes e deixá-los no bolso do paletó, no porta-luvas do carro, dentro do sapato. Esses bilhetes podem ser escritos em sala de aula, por exemplo.
* Em seguida, combine com eles sobre a possibilidade de fazer um dia de cinema para os pais. Escolham juntos o filme a ser assistido e programe as etapas do desenvolvimento dessa ideia:
 
- Escrever um convite para os pais.
 
  • - Convidar as mães para vir à escola preparar pipoca ou trazê-la pronta de casa para o evento. Também pode ser um lanche para os pais. Em geral, mães e avós adoram participar desses momentos. Deixe por conta delas também a decoração do ambiente onde acontecerá o lanche.
  • - Preparar a homenagem que será feita, de acordo com as sugestões dadas anteriormente.
  • - Escolher o cardápio do “Um lanche para o meu pai” (será interessante que eles descubram algo simples e acessível que os pais apreciem, como sanduíches, cachorros-quentes, patês, bolos, etc.). Essas sugestões devem ser combinadas com as mães para que preparem o lanche do pai.
Sobre valores e atitudes: Dê ênfase para valores como proteção, carinho, cuidado, amor incondicional, respeito e gratidão. Ouça a experiência dos alunos em sua relação com os pais ou com a pessoa que lhe faça as vezes. Escreva pequenas histórias ilustradas com o título “Meu pai é assim” e confeccione um mural.
 
Sistematizando
  1. Prepare com os alunos um cartão para cada pai (ou para a pessoa que lhe faça as vezes) e  também a homenagem previamente escolhida pelo grupo.
  2. Isso feito, confeccione lembretes para colar na geladeira, no carro, com os dizeres: “Lembre-se do nosso cinema.”
Data:
Local:
Horário:
__________________________________________
Assinatura do filho ou desenho
3. No dia, prepare o ambiente que servirá de sala de cinema com o equipamento de som e projeção. Deixe uma música ambiente agradável.
4. Receba os pais numa área aberta ou numa antessala. Antes do filme, faça a homenagem que os alunos prepararam. Em seguida, entregue a pipoca e convide-os a assistir ao filme.
5. Sugerimos a projeção de um dos dois filmes indicados anteriormente.
6. Depois do cinema, ofereça aos pais um lanche preparado pelas mães e transforme esse dia num gostoso encontro da família.
Saiba mais
Filmes para ver na semana do Dia dos Pais:
 
- Os Descendentes (2011): Matt King (George Clooney) é um pacato advogado que se vê obrigado a assumir o comando da família quando sua mulher sofre um acidente e entra em coma profundo. A parte mais difícil é lidar com as duas filhas, a precoce caçula de 10 anos (Amara Miller) e a adolescente rebelde Alex (Shailene Woodley). Vencedor do Oscar de roteiro adaptado.
- Smurfs(2011): Para fugir deGargamel e seu gato Cruel, os Smurfs entram num portal mágico. Ao ultrapassá-lo, o sexteto se vê em plena Nova York, um mundo desconhecido e bem diferente do que estão acostumados. Na fuga, eles acabam se separando, com Desastrado indo parar em uma caixa, levada por Patrick para sua casa. Os Smurfs farão de tudo para resgatar o amigo.