quarta-feira, 16 de julho de 2014

O PODER DA PERSEVERANÇA.


"A perseverança é o combustível dos vencedores."

Nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha), estava para ser dada a largada da Semifinal da Prova de 400 Metros Rasos Masculina. A disputa prometia ser acirrada!

Entre os corredores estava um jovem inglês de nome Derek Redmond. Seu sonho era, provavelmente, o mesmo dos demais competidores que se alinhavam na linha de partida: ser campeão.

Dada a largada, os competidores disputavam passada-a-passada a vaga para as finais. Derek vinha com boas chances de classificação; seriam segundos decisivos na vida de quem treinou muito, se preparou, passou dor e cansaço, mas estava ali para fazer valer o esforço de uma vida de dedicação.

Porém, a vontade de Derek era "extra", pois depois das Olimpíadas de Seul, quatro anos antes, o atleta havia passado por cinco operações em ambos os tendões de Aquiles, se recuperar em tempo de estar ali correndo, como os outros, atrás de um sonho.

Porém, pouco depois da largada, seu tendão direito se rompeu. Derek foi ao chão, sentindo muita dor. Era o fim da corrida para ele. O sonho tinha escapado por entre seus dedos e agora restava somente a forte dor.

As câmeras não focalizaram Derek caído, mas sim o campeão Steve Lewis, que completou a prova em 44s50.

Determinado a concluir a prova, ele se levanta com muita dificuldade e, saltando sobre um dos pés, retoma a corrida, obviamente sem a menor chance de classificação. Foi quando seu pai, Jim Redmond, de 49 anos de idade, desceu a arquibancada, escalou a divisória e saltou para a pista antes que qualquer fiscal o pudesse impedir, alcançando seu filho.

A multidão - em pé - começou a aplaudir ao perceber que Derek estava participando da corrida da sua vida. O jovem corredor apoiou sua cabeça no ombro direito do pai, e juntos eles percorreram o que restava da pista até a linha de chegada, sob os aplausos de incentivo da multidão de espectadores.
Quer você queira, quer não, as dificuldades e tropeços da vida sempre existirão. Por mais preparado que você acredite estar, em algum momento da vida você vai se encontrar num beco sem saída, e o pior é que você pode ter se preparado muito para a "corrida da sua vida" e, de um instante para outro, ver suas chances reduzidas a zero.

Quantos desistem frente aos fracassos...

Quantos se ressentem, amarguram e desistem quando encontram dificuldades...

Talvez seja próprio do ser humano esquecer o quê o motiva a continuar em frente. Presencio, com tristeza, a grande massa de pessoas que não tem a menor idéia do que estão fazendo de suas próprias vidas...

Todos temos dificuldades e tropeços, mas poucos têm a capacidade de se resignar e seguir em frente, esquecendo os tropeços momentâneos.

Problemas, quem não os tem?

A diferença fundamental entre quem vence e quem perde está em como encarar seus fracassos. E mais, como aproveitar as lições que a derrota momentânea traz.

Mais importante que ganhar é completar a corrida!

Da próxima vez que você cair, lembre-se de Derek, e continue sua corrida, mesmo que não tenha mais chance de chegar em primeiro lugar.

E jamais esqueça que a vida não é composta de uma única corrida, mas sim várias; perder uma não dá à você o direito de desistir.

Segundo Gandhi"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia, não".


* Fábio Violin

Fábio Violin é professor universitário, palestrante, consultor de empresas e colaborador de diversos sites.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts