terça-feira, 8 de julho de 2014

DO APEGO DOENTIO AOS BENS MATERIAIS.

Do Apego Doentio aos Bens Materiais - O Livro dos Espíritos, Cap. XII, "Perfeição Moral"

Transcrevamos, em seguida, trechos importantes que se encontram em O Livro dos Espíritos, Cap. XII, “Perfeição Moral”, as questões que vão de 893 a 895, iniciando com as que se referem às virtudes e aos vícios:
 Qual a mais meritória de todas as virtudes?
-Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são sinais de progresso no caminho do bem. Há virtude toda vez que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências.
Mas o sublime na virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem oculta intenção.
A mais meritória é aquela que está fundada sobre a mais desinteressada caridade.
-Há pessoas que fazem o bem por um gesto espontâneo, sem que tenham a vencer algum sentimento contrário; têm elas igual mérito que as que têm de lutar contra sua própria natureza e que as superam?
-As que não têm que lutar é porque nelas o progresso está realizado, já lutaram outrora e triunfaram.
Por isso, os bons sentimentos não lhes custam nenhum esforço e suas ações parecem todas simples: o bem tornou-se para elas um hábito.
(....) Como estais ainda longe da perfeição, esses exemplos vos espantam pelo contraste e os admirais tanto mais porque são raros.
Mas, sabei bem, nos mundos mais avançados que o vosso, o que entre vós é uma excepção, lá é uma regra.
Ali o sentimento do bem é espontâneo em todos, porque não são habitados senão por bons Espíritos, e uma só má intenção ali seria uma exceção monstruosa.
Eis por que os homens lá são felizes e o será assim sobre a Terra quando a Humanidade estiver transformada, e quando compreender e praticar a caridade na sua verdadeira acepção.
-Além dos defeitos e dos vícios sobre os quais ninguém se enganaria, qual é o sinal mais característico da imperfeição?
-O interesse pessoal.
(....) O verdadeiro desinteresse é uma coisa tão rara sobre a Terra, que é admirado como um fenômeno quando ele se apresenta / O apego às coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens deste mundo, menos compreende sua destinação.
Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista elevado.
Que possamos meditar sobre o que acabamos de ler, a fim de nos esforçarmos no sentido de nossa própria espiritualização, enquanto estamos reencarnados neste mundo, ainda de provas e expiações, desprendendo-nos, tanto quanto possível, do apego doentio aos bens materiais.

Elias Barbosa ( Clínico Geral e Psiquiatra )
Fonte: Campo Fértil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts