quinta-feira, 31 de julho de 2014

A SALA DE AULA INVERTIDA.

                  FLIP: a Sala de Aula Invertida
           Curso Online com Jon Bergmann e Wilson Azevedo
                       De 25/08 a 12/09/2014
           http://www.aquifolium.com.br/educacional/flip/
------------------------------------------------------------------------

Por décadas temos assistido aulas expositivas em sala na escola e levado
exercícios, tarefas e trabalhos para fazer em casa. Assim têm funcionado as
coisas em escolas e universidades por longos anos.

Mas o que pode acontecer quando invertemos isto?

Aulas expositivas em casa; exercícios, trabalhos em grupo, discussão em sala.

Esta é a proposta da Flipped Classroom, a Sala de Aula Invertida, tornada
possível graças à crescente popularização do vídeo digital distribuído online
por meio de serviços como o Youtube e similares.

Explicações curtas, diretas e objetivas em vídeo, que os alunos podem
assistir em casa numa gama cada vez mais diversa de dispositivos:
telefones celulares, players de vídeo digital, tablets, netbooks, notebooks,
computadores de mesa ou mesmo DVD na TV. E todo o tempo de sala de aula
liberado para ser aplicado em atividades de aprendizagem também diversas:
exercícios individuais ou em duplas, discussão, projetos ou trabalho em
grupo, com o professor em sala pronto para orientar e apoiar.

Foi isto que professores ao redor do mundo começaram a experimentar de alguns
anos para cá, com resultados animadores e mesmo surpreendentes.

Jon Bergmann é um dos pioneiros da Sala de Aula Invertida. Junto com seu
colega Aaron Sams escreveu e publicou em fins do ano passado Flip Your
Classroom (Inverta Sua Sala de Aula), livro no qual ambos compartilham o que
aprenderam desde quando em 2007 começaram a aplicar o flip, a inversão, em
sua sala de aula de Ciências.

Neste curso teremos a oportunidade de aprender diretamente com ele o que é,
como acontece e, principalmente, como se implementa a Sala de Aulas
Invertida. Uma chance rara de aprender com quem faz e acumula experiência com
uma das mais produtivas e transformadoras abordagens em tecnologia aplicada à
Educação.

IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a
interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.

Programa
--------
- Fundamentos da Sala de Aula Invertida
- O modelo flipped-mastery de sala de aula invertida e a aprendizagem
   para o domínio
- Como implementar a Sala de Aula Invertida
- Construindo uma comunidade de prática para a Sala de Aula Invertida

Público-alvo
------------
Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível
fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e
corporativa, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.

Dinâmica do curso
-----------------
As atividades do curso se desenvolverão em 4 etapas:

1. Na semana anterior ao início do curso, alguns textos para leitura
    prévia preparatória serão distribuídos a todos os inscritos,
    sintetizando ideias e conceitos básicos sobre o tema do curso. Também
    orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente
    e a dinâmica do curso serão distribuídas.

2. Na primeira semana do curso os inscritos serão incentivados a
    desenvolver uma atividade de preparação para o melhor aproveitamento
    da oportunidade de interação direta com o prof. Jon Bergmann,
    discutindo previamente entre si as idéias expostas nos textos
    disponibilizados na semana anterior, de modo a se elaborar um elenco
    de dúvidas e questionamentos a serem apresentados diretamente ao prof.
    Bergmann na semana seguinte.

3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de debater
    diretamente com o prof. Jon Bergmann suas idéias acerca da Sala de
    Aula Invertida, dialogando diretamente com ele a seu respeito, numa
    espécie de "entrevista coletiva" assíncrona.

4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes
    terão a oportunidade de interagir em torno das idéias apresentadas
    pelo prof. Bergmann na semana anterior, consolidando assim sua
    aprendizagem, ao mesmo tempo em que se organizam para após encerrado o
    curso formarem uma comunidade de prática sobre a Sala de Aula Invertida.

Esta dinâmica será coordenada, moderada e orientada pelo prof. Wilson
Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, em ambiente virtual assíncrono,
sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe destas atividades
nos horários e lugares de sua conveniência e/ou preferência. Não haverá
atividades programadas com hora marcada.

IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a
interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.

Pré-requisitos
--------------
- Conexão estável e regular com a Internet.
- Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de
   correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
- Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo
   de cada uma das 3 semanas de duração do curso.

Avaliação
---------
Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e preencherá e
remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que
de mais importante terá aprendido ao longo das suas 3 semanas de duração.

Investimento
------------
O valor total da inscrição é de R$460,00, mas os primeiros a se inscreverem
terão um DESCONTO de até 50% e pagarão apenas o valor promocional de R$230,00
ou à vista (por depósito bancário) ou em até
12 (Mastercard/VISA) ou mesmo 15 (American Express) vezes no cartão de
crédito (confira a tabela de parcelamento para valor total parcelado)

Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos (mínimo de 6
inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas R$230,00 por
inscrição, independente do fato de estarem entre os primeiros inscritos. Para
inscrição deverão enviar e-mail para <educacional@aquifolium.com.br>
informando nomes e endereços de e-mail daqueles que serão inscritos, além de
CNPJ, Razão Social e endereço postal da instituição ou órgão público.


Respostas a Perguntas mais Freqüentes
-------------------------------------

Como serão as aulas?

Os alunos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de
conferência eletrônica via e-mail com interface web. Através deste sistema os
alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de outros alunos,
interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de aulas presencial -
estarão em uma "sala de aulas virtual". A qualquer momento o aluno poderá
entrar em contato individualmente com o coordenador, em caso de dúvida ou
quando precisar de orientação.

Qual o horário das aulas?

O horário da conveniência do aluno. O sistema de conferência eletrônica
permite que nos horários de sua preferência o aluno receba, responda e envie
mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos professores e pelos demais
alunos nos horários mais adequados a estes.

Haverá algum encontro presencial?

Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância,
exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na própria
rede.

Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio
eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em
páginas web.

Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração.
Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil.
Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura
dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência
eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais próximo possível
desta média de 2 horas-aula por dia.

Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é dispor de
acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a
possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão
estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e
comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito
operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma
dedicação MÉDIA de duas horas diárias para leitura de textos e mensagens
(circularão pelo sistema de conferencia eletrónica 20 mensagens por dia útil
EM MÉDIA).

Haverá certificado?

Sim. Aqueles que concluirem todo o curso e entregarem a última avaliação
poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de participação,
constando a carga horária (30h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts