segunda-feira, 28 de julho de 2014

A LEITURA É UM VÍCIO.

Sandra Carvalho. “A leitura é um vício”

Jornal Ionline.pt - 14/07/2014
Qual foi o primeiro livro que leu?

Li muitos livros de banda desenhada e clássicos infantis. No colo da minha mãe havia sempre um livro.

Que livro a obrigaram a ler na escola que achou insuportável?

Não existem livros insuportáveis, existem livros difíceis de assimilar. Mas todos podem ensinar-nos algo, quer seja bom ou mau…

Que obra proibida leu às escondidas?

Muitas! Mas fui sempre apanhada, porque questionava os crescidos sobre o que não entendia.

Que livro gostaria de ter escrito?

Todos aqueles que ainda não escrevi.

Qual é obra que releu mais vezes?

“Os Cinco”, de Enid Blyton. Em criança, sonhava viver aquelas aventuras.

Que livro nunca conseguiu acabar de ler e porquê?

Houve alguns. Um livro tem de despertar os meus sentidos. Se isso não acontece…

Qual foi o livro que leu mais rápido e em quanto tempo?

O “Congo”, de Michael Crichton. Tinha dez anos. Só parei quando terminei. Lembro-me bem porque recebi uma grande reprimenda por levar o livro para a mesa. A narrativa tem todos os elementos que me fascinam. Foi o livro que me fez congeminar se também seria capaz de deslumbrar alguém com as minhas histórias.

Costuma ler todos os dias? Em que local e em que horário?

A leitura é um vício, mesmo que seja só um bocadinho, à noite. Mas gosto imenso de ler ao som do mar ou do vento a brincar com as árvores. Também leio no meio de uma multidão. Quando uma história me absorve, a realidade esvai-se.

Qual é a melhor posição para ler?

Descontraída, para que a mente possa voar.

Matava para escrever como que escritor?

Não matava para escrever como ninguém. Mas, quando morrer, peço ao S. Pedro que me apresente a Michael Crichton e a Marion Zimmer-Bradley. Seria uma honra escrever com eles.

Qual é o melhor título de um livro que já leu?

“A História Interminável”. As histórias que nos fazem sorrir e sonhar deviam mesmo ser infindáveis!

De que romance alterava o final?

Sou uma romântica inveterada. Alterava todos os finais que não são felizes. A vida já nos traz agruras suficientes.
Vai parar a uma ilha deserta e encontra o pior livro imaginável. Como se chama?

“O Fim de Toda a Esperança”. Porque é a esperança que nos dá forças para viver.

Quando entra numa livraria, para onde olha em primeiro lugar?

Olho em redor. A visão de estantes preenchidas com milhares de pensamentos, sonhos e emoções é sempre extasiante.

Qual é o melhor local para ler? E o pior?

O meu sofá. A casa de banho…

A bebida ideal para acompanhar uma boa leitura?

Sumo de laranja quando está calor e cacau quente no Inverno.

Costuma sublinhar livros ou escrever neles, ou é daqueles que os mantêm imaculados?

Preservo-os o mais possível.

Usa um marcador ou dobra as páginas?

Uso marcadores.

E e-books? Compra ou é fiel ao papel?

Sou fiel ao papel porque gosto de sentir o livro. O virar da página é um ritual mágico. Os livros duram vidas; podemos herdá-los, colocar neles o nosso testemunho e legá-los.

Em miúda, sonhou ser igual a que personagem literária? Porquê?

À Wendy, de J. M. Barrie. Porque era uma contadora de histórias. E eu queria muito ter irmãos e um cão. Poder voar entre as estrelas até à Terra do Nunca também seria agradável… E estava apaixonada pelo Peter Pan.

De que livro tirava o seu epitáfio?

Quando penso nisso, só me ocorre deixar uma mensagem aos que ficam: carpe diem .

Quem escolhia para escrever a sua biografia?

Alguém que me conhecesse por dentro e por fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts