segunda-feira, 28 de abril de 2014

O QUE É BOM DEVE SER COPIADO E AMPLIADO.

Projeto em Barbacena (MG) ajuda crianças a ler mais e conhecer a cidade

G1 - 20/04/14
projeto leitura barbacena

A Escola Municipal Crispim Bias Fortes, de Barbacena, no Campo das Vertentes, foi selecionada em primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental do Prêmio Construindo a Nação com o projeto “Livro para ler, cidade para conhecer”. O prêmio do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania destaca as iniciativas públicas e privadas desenvolvidas em escolas que fortalecem e desenvolvem a cidadania, com envolvimento de alunos, professores e comunidade.

São premiadas instituições nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e adultos (EJA) e Ensino Técnico.
A entrega do prêmio à escola foi realizada no último mês, na Sala São Paulo da Estação da capital paulista. O projeto “Livro para ler, cidade para conhecer” trabalha a união do prazer da leitura com o conhecimento sobre a cidade onde os alunos vivem. Além de conhecerem a história de Barbacena, as atrações turísticas e o valor do município, os alunos aproveitam o momento para relacionar o lugar ao hábito da leitura.

A professora Eliane de Paula Rocha, idealizadora do projeto, disse que pretendia desenvolver uma prática pedagógica que motivasse os alunos a ler e descobrir a importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. “Eu queria fazer um trabalho de cidadania com os alunos, no qual eles conheceriam a cidade, ao mesmo tempo aproveitando para incentivar a leitura,” contou.

Segundo Eliane, foram realizadas 14 viagens a pontos de Barbacena em 2013 com a participação de 52 alunos da educação infantil ao 5º no do ensino fundamental. “Nós visitamos o Museu Municipal, o Museu da Loucura, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Festa de Rosas, um evento regional realizado em outubro, o batalhão da Polícia Militar, entro outros locais, sempre com guias turísticos”, destacou.

As visitas e palestras sobre a importância do local levavam cerca de duas horas e meia. “Após amplo estudo do lugar, nós fazíamos um ponto de leitura. Levávamos várias caixas de livros e os alunos faziam a leitura por aproximadamente 40 minutos. Os passeios aconteciam sempre às sextas-feiras. As crianças adoravam. Era muito gratificante”, comentou Eliane.

Para participar do Prêmio Construindo a Nação, Eliane contou que foi preciso apresentar os resultados do projeto. “Comprovamos com depoimentos da comunidade, fotos dos passeios e pontos de leitura, além dos registros de trabalhos feitos na própria escola, onde os alunos faziam um diário de bordo sobre cada visita e momento literário”, explicou.

Eliane disse que o projeto mostrou a importância de a escola trabalhar além do conteúdo. “Precisamos mostrar o valor da cidade e trabalhar a cidadania nos alunos. Eu me sinto muito honrada porque o projeto foi reconhecido. Espero que ele sirva de exemplo para todo o Brasil. Foi sensacional ver os meninos conhecerem o lugar em que vivem. Isso faz muita diferença”, afirmou.

A professora ainda destacou que o prêmio é para todos os participantes diretos e indiretos. “A Escola Municipal Crispim Bias Fortes é motivo de orgulho também para as professoras e coautoras Cláudia Araújo, Daniela Corrêa, Aline Oliveira, Marlene Carvalho e Kátia Estevam. O prêmio valorizou não só a escola, mas a cidade inteira”, opinou.

Segundo a diretora da Escola Municipal Crispim Bias Fortes, Cláudia Araújo, o projeto “Livro para ler, cidade para conhecer” acrescentou aos alunos em vários sentidos. “Ajudou muito na leitura porque é difícil levar as crianças a criarem o hábito de ler sem ser uma obrigação. O projeto também foi muito importante para que as crianças conhecessem a cidade. A escola fica na zona rural, no distrito São Sebastião dos Torres, muito longe do centro, e os alunos tinham pouco conhecimento da cidade. Então, além da literatura e do português, o projeto acrescentou em relação à geografia e à história. E ainda conseguimos o apoio maciço da comunidade, que confiaram seus filhos a nós”, enfatizou.

Outros prêmios

A escola também ganhou o primeiro lugar com o projeto "O olhar de quem ama", também da professora Eliane, que ficou entre os dez vencedores na terceira edição do Prêmio de Educação para a Sustentabilidade, do Instituto Ecofuturo. Os alunos de 6 e 7 anos tiravam fotos do lugar onde viviam no distrito e explicavam porque o local era importante para eles.

Além da Escola Municipal Crispim Bias Fortes, a professora Eliane ganhou outro Prêmio Construindo a Nação em primeiro lugar com a Escola Municipal Doutor Martim Paulucci de Barbacena com o projeto “Minha escola, minha vida”, no binário de 2010-2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts