quarta-feira, 9 de abril de 2014

LEITURAS INDISPENSÁVEIS.

Veja dicas de leitura que são indispensáveis para 2014

180 Graus - 27/03/14
A equipe do Educar para Crescer perguntou a profissionais de destaque em suas respectivas áreas que livros são essenciais na formação dos jovens de 15 a 19 anos. Moacyr Scliar, entre outros, escolheu não apenas os que considera importante para a formação dos estudantes do Ensino Médio, mas também, aqueles que fazem qualquer um tomar o gosto pela leitura.
A empresária Milú Villela, por exemplo, escolheu um clássico da literatura nacional: Memórias Póstumas de Braz Cubas, do escritor Machado de Assis. Descubra os preferidos dos outros entrevistados na reportagem a seguir.
Moacyr Scliar, escritor, indica:
Nome do livro: Capitães da Areia, de Jorge Amado
Por quê: "Nesta história comovente, um grupo de jovens povoa e domina a capital da Bahia, vivendo de golpes e pequenos furtos. Divididas entre a inocência da infância e a crueza do mundo dos adultos, esses jovens têm de lidar com um cotidiano ao mesmo tempo livre e vulnerável. Os meninos crescem e encontram caminhos variados. O líder Pedro Bala decide lutar e assumir a tarefa de mudar o destino dos mais pobres".
Milú Villela, empresária, indica:
Nome do livro: Memórias Póstumas de Braz Cubas, de Machado de Assis
Por quê: "Machado de Assis mostra que um texto clássico resiste ao tempo e permanece vivo porque fala das questões fundamentais da existência. Obras do escritor devem constar do repertório de leitura de todos".
Maitê Proença, atriz e escritora, indica:
Nome do livro: Equador, de Miguel Sousa Tavares
Por quê: "Gosto de autores com estilo próprio, marcante, de toda história bem contada. Li clássicos como Guerra e Paz, de Tolstoi, que não compreendi, pois meu pai me obrigava. Recomendo deixar livros como esse para mais tarde. Bons livros para começar a gostar de ler são os romances do escritor português Miguel Sousa Tavares: em Equador, por exemplo, aprende-se História, conhece-se um pais diferente, enquanto o leitor se delicia com um enredo primoroso".
Zeca Camargo, jornalista, indica:
Nome do livro: Feras de Lugar Nenhum, de Uzodinma Iweala
Por quê: "Ao escolher um menino como narrador da história, o autor potencializa os horrores da guerra. É sua voz infantil que nos conduz pelo conflito; é ouvindo suas hesitações e pudores de criança que assistimos à sua transformação em 'fera'".
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, indica:
Nome do livro: O Físico, de Noah Gordon
Por quê: "Não só tem um texto fluido e que prende a atenção do começo ao fim, como, ao descrever a trajetória do principal personagem na busca pelo desenvolvimento de sua vocação interior, o faz ainda traçando um panorama histórico espetacular da Europa medieval e do Oriente, próximo ao século XI. É uma verdadeira e inesquecível viagem no tempo".
Maílson da Nóbrega, esconomista e ex-ministro, indica:
Nome do livro: Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Por quê: "Publicada pela primeira vez há setenta anos, a obra continua atual. Retrata o drama das secas do Nordeste e suas conseqüências sociais, incluindo a fome e as dificuldades de sobrevivência. Descreve o sofrimento dos retirantes com realismo e precisão, utilizando frases curtas e um estilo direto, ainda que empregue alguns vocábulos exclusivos do linguajar dos nordestinos do sertão. É o único livro de Graciliano Ramos escrito na terceira pessoa. A estrutura do romance permite a leitura independente dos seus capítulos".
Eduardo Gianetti, economista e autor de O livro das Citações, indica:
Nome do livro: Uma Breve Introdução à Filosofia, de Thomas Nagel.
Por quê: "O livro é uma tradução What does it all mean? (Oxford, 1987), do filósofo norte-americano Thomas Nagel.Trata-se de uma obra perfeitamente clara e acessível a um público jovem, capaz de despertar o interesse pelas grandes indagações da filosofia".
Alejandro Miguelez, professor do colégio Santa Cruz (SP), indica:
Nome do livro: A Cidade e as Serras, Eça de Queirós
Por quê: "Essa obra, assim como as demais leituras literárias obrigatórias do Vestibular da FUVEST, supera seu contexto, estabelecendo temas de discussão que podem ser atualizados e que pertencem a qualquer tempo. Ela também amplia o repertório básico de leitura de mundo e da criação humana (cultura), bem como cria um vocabulário dos elementos literários à disposição dos escritores".

Editora: L&PM Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts