sábado, 29 de março de 2014

DEFICIÊNCIA EM LEITURA PREJUDICA ENSINO DE MATEMÁTICA.

Deficiência em leitura prejudica ensino de matemática, afirma pesquisadora

G1 - 06/03/14

Um dos maiores problemas no ensino da matemática está na deficiência em leitura dos estudantes e não nos números, explica a pesquisadora Esther Almeida Prado, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) de São Carlos (SP). Para ela, o estudante precisa desenvolver uma linguagem além da formal, para assim melhorar a interpretação.

Uma avaliação realizada pela ONG 'Todos pela Educação' em escolas públicas e particulares de todo país revelou que quanto maior a nota da redação melhor o desempenho do aluno nas questões de matemática.

A ONG avaliou 54 mil crianças do ensino fundamental, foi observado que quanto maior a nota da redação, mais perto o aluno chega ao rendimento satisfatório na prova de matemática. “A leitura faz toda a diferença na interpretação de texto. Com a leitura, o aluno consegue identificar no texto o conhecimento de mundo que ele tem”, explicou a pesquisadora.

A maior parte dos estudantes enfrenta dificuldade para entender o que o exercício matemático pede. Esse problema seria resolvido se o aluno tivesse raciocínio lógico e boa interpretação de texto. Para a estudante da estudante da 8ª serie Milena Yume Shimura a ansiedade atrapalha na resolução dos exercícios. “A pressa é mesmo a inimiga da perfeição”, afirmou.

Para a aluna Marina Pini, a interpretação é fundamental para o bom desempenho matemático. “Na matemática, os números e letras são importantes. Se você traduzir o enunciado errado vai acabar errando na conta também”, comentou.

Um comentário:

  1. Isso vale pra todas as áreas, não só a matemática.
    Aprender a ler e interpretar o que leu e também a ouvir e entender o que ouviu.
    O bom é que a prática melhora tudo.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts