quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PROF.FERNANDO NANI E A MUDANÇA CLIMÁTICA.

A mudança climática segundo os testemunhos do gelo. Entrevista especial com Jefferson Simões
“Por meio da glaciologia foi possível detectar o impacto da poluição global devido à ação humana no período pós-revolução industrial”, garante o glaciologista e coordenador do programa Antártico-Brasileiro.
Isoladas do mundo moderno, seja pelo clima inóspito, seja pelas longas distâncias, as grandes geleiras têm muito a dizer sobre o nosso planeta. E descobrir a riqueza de informações armazenadas sob camadas e camadas de neve é a tarefa da glaciologia e dos estudos dos testemunhos do gelo. De acordo com o glaciologista Jefferson Simões, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o estudo consiste na “reconstrução da história do clima e da composição química da atmosfera a partir das amostras de neve e gelo que acumularam através de milhares e milhares de anos”.
A pesquisa sobre a atmosfera do passado foi capaz de traçar um panorama deste cenário pelos últimos 800 mil anos. Simões relata que graças a esses estudos é possível afirmar que nunca a concentração de gases do efeito estufa foi tão alta quanto no presente. “O efeito estufa é um processo natural”, evidencia ele. “O que vivenciamos é o efeito estufa intensificado, que é um processo antropogênico e que consiste na maior emissão de gases que já existiu na natureza.”
FONTE:
acessado dia 9 de janeiro de 2014

Comentário (FANC)
O clima mundial sempre passou por mudanças naturais e as ações do homem aceleram, ou, acentuam estas mudanças. A movimentação atmosférica, as formas de relevo, a cobertura ou não da vegetação, as plantações de alimentos, criação de gado (de todas as espécies) e a urbanização compõem estas mudanças que estamos vivenciando em nosso país e globalmente. Altas temperaturas no hemisfério sul e baixas no norte. Fator astronômico e climatológico natural, porém com agravante de provocarem prejuízos financeiros e evidenciarem a nossa pouca preparação e adaptação.
O que observamos em nosso município da Campanha é o mesmo do mundo.
As variações de temperatura durante uma mesma estação do ano nos levam a crer que devemos e podemos fazer algo por nós mesmo e pelo local que vivemos.
Atitudes pró – ambientais são necessárias neste tempo de mudanças e que a velocidade dos acontecimentos naturais não nos permitem deixar para os outros fazerem a sua parte e eu espero para ver o que vai acontecer. O município da Campanha precisa repensar as suas atitudes com relação á necessidade de desmatamento para formação de pastos para gado bovino. Acredito que a área destinada a esta atividade, importante para a nossa economia, já supre a necessidade e que a observação e a percepção devem nos proporcionar inserir neste contexto ambiental a nossa qualidade de vida.
Percebo que nossos solos estão com uma carga de agrotóxico maior do que a necessária. Será que isto também acentua a mudança climática global? Penso que sim.
A aplicação de agrotóxico afeta diretamente a atmosfera e através desta poluição atmosférica – ambiental matamos nossos insetos polinizadores e assim diminuímos a nossa flora. A Antártida está com área menor de gelo permanente e qual é a relação de nosso município com este fato climático? Todos estamos inter – ligados. A massa de ar fria da Antártida chega até Campanha através da movimentação de massa de ar de sul para o norte e passa pelo relevo de baixa altitude para criarem as frentes frias e as chuvas.  Então, o agrotóxico que colocamos em nossas lavouras se movimentam livremente pela atmosfera e se mistura com os gases da e elementos que formam as chuvas e precipitam em nós mesmos e ainda podem chegar a latitudes distantes do seu ponto de origem, ou seja, poluímos nós mesmos e os outros.
A comunicação é um dos caminhos para a solução dos problemas ambientais e o José Milton proporciona isto com o seu blog. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts