domingo, 26 de janeiro de 2014

MODERNIZAR A BIBLIOTECA PARA DIFUNDIR A LEITURA.

Estado do Paraná moderniza a Biblioteca Pública para difundir a leitura

Agência de Notícias Paraná - 03/01/14

O Governo do Estado trabalhou nos últimos três anos para fazer da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba, um serviço público melhor e moderno. Após a reforma do prédio e a troca da rede lógica e elétrica, foi instalado o sistema informatizado de busca ao acervo de livros.

“Queremos que mais pessoas tenham acesso à cultura e para isto era fundamental investirmos na modernização e ampliar o atendimento da biblioteca”, diz o governador Beto Richa.

Também foi instalada a “Biblioteca Online”, uma sala com nove computadores com acesso gratuito à internet. Desde 2011, a BPP também faz um trabalho de atualização do acervo.

Outra frente para bem atender os mais de 17.800 leitores cadastrados na biblioteca foi a criação de projetos culturais próprios, como o jornal literário Cândido, que se tornou referência entre os periódicos culturais do país. O Cândido tem tiragem de dez mil exemplares, é mensal e distribuído em diversos pontos de cultura de Curitiba, como museus, cafés, livrarias. A linha editorial é voltada para a difusão do livro, leitura e literatura.

O Governo do Estado também lançou Um Escritor na Biblioteca, projeto em que grandes escritores falam sobre suas experiências com a leitura e seu envolvimento com as bibliotecas. “São projetos como este que atraem novos leitores. Principalmente crianças, por despertar nelas a paixão pela leitura”, afirma Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública.

Também foi criado um núcleo de edições dentro da BPP que possibilitou a execução de iniciativas como o Prêmio Paraná de Literatura, a edição dos livros vencedores do concurso e a confecção da revista trimestral Helena.

SUCURSAL - Neste ano, entrou em funcionamento a primeira sucursal da BPP. Localizada em Paranaguá, no Litoral, a Biblioteca Pública Mário Lobo iniciou as atividades em agosto, com um acervo de 10 mil volumes.

“A Biblioteca Mário Lobo realmente está enriquecendo muito a cultura em Paranaguá. Pessoas de todas as idades procuram nosso espaço para ler e ter acesso à cultura”, afirma a coordenadora do espaço, Ruth Moraes.

Instalada em um edifício histórico, que até 2007 abrigava a Santa Casa da cidade, o espaço foi completamente reformado, ganhou mobiliário, equipamentos de informática, auditório e espaço para exposições, além de um Espaço Cidadão, que oferece aos usuários serviços de referência digital. A abertura da Biblioteca Mário Lobo segue a premissa do Governo do Estado de descentralizar a cultura no Estado.

Veja mais ações feitas pela Biblioteca Pública do Paraná:

Oficinas de Criação Literária - Alguns dos principais escritores brasileiros contemporâneos foram à biblioteca falar sobre Romance (Luiz Ruffato, Milton Hatoum e José Castello), Conto (Miguel Sanches Neto, João Carrascoza e Antonio Carlos Viana), Crônica (Humberto Werneck, Antônio Torres e José Roberto Torero.

Oficina BPP de Ilustração - As oficinas focam em vários gêneros do desenho e contam com a participação de grandes nomes da ilustração nacional. A cada dois meses, artistas se revezam em cursos sobre Cartum, Roteiro para Quadrinhos, Ilustração Editorial, Tiras.

Um Escritor na Fronteira - A Biblioteca Pública do Paraná levou a Foz do Iguaçu os bate-papos de Um Escritor na Biblioteca. Milton Hatoum, Marçal Aquino, Ilan Brenman, Eliane Brum e Alberto Mussa falaram de suas obras, métodos de criação e hábitos de leitura ao público.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - Em outubro, a BPP faz uma série de eventos, como mesas-redondas, palestras e oficinas, que marcam a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Exposições - parceria com o Sesc para realizar uma série de exposições no hall térreo do prédio. Com a parceria, a BPP comprou novos paineis expositivos. O Sesc ajudou na curadoria das mostras.

Uma Noite na Biblioteca - Foram cinco edições do projeto, que leva crianças de 7 a 13 anos para passar uma divertida noite dentro da BPP. As atividades começam às 18h do sábado e acabam somente na manhã de domingo.

Aventuras Literárias e Hora do Conto - Projetos para o público infanto-juvenil, um bate-papo com os jovens. Nomes como Heloisa Prieto, Ilan Brenman, Liana Leão, Célia Cris Silva e Alexandre Leocádio já participaram do evento.

Música na Biblioteca - Toda semana, músicos do Paraná se apresentam no hall térreo da BPP. A cada edição, um gênero musical é escolhido. Mais de 100 músicos já se apresentaram.

Ilustração para os Pequenos - a oficina de História em Quadrinhos acontece todos os sábados. O objetivo é aproximar o aluno da linguagem e dos conceitos essenciais utilizados na produção de revistas em quadrinhos, fanzines, tiras e charges para jornais.

Revista Helena - Revista cultural que debate temas paranaenses, levando o leitor à reflexão e à ação.

Biblioteca Cidadã - Oferece às regiões mais carentes do Paraná a democratização do conhecimento pelo acesso aos livros, ou mesmo pela possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros.

Repasse de Livros - A BPP repassa livros novos e usados para contribuir com a manutenção do acervo de bibliotecas municipais.

Um comentário:

  1. Ze Milton, como ficou o Turismo em Campanha? A Cultura? O Esporte, o secretario Nilber nem aparece aqui no Museu. Absurdo isso. Vamos denunciar

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts