terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FOLIA DE REIS.

FOLIA DE REIS EM CAMPANHA - MG
Encerrado ontem, os festejos de Reis na cidade da Campanha. Nós acompanhamos no último dia a Companhia de Reis São Cristóvam, com dezenas de figurantes.
No dias de Natal e de 1 a 6 de janeiro as companhias rodam pela cidade e também zona rural, mostrando a tradição da Folia de Reis.Na frente vão os marungos, também conhecidos por bastião. São eles guardam as Bandeiras e são os protetores dos Reis Magos. Cabe a eles chegar nas casas e pedir permissão para entrar.
Tem famílias que já os recebem por tradição, os aguardam ansiosamente com a maior devoção todos os anos. Na casa que os recebe, eles entram sem as mascaras e se dirigem ao presépio, ali fazendo suas orações. A Bandeira durante todo o tempo, é segurada pelo chefe da família. Com muito respeito e disciplina, após rezarem e cantarem eles vão se retirando.

Na rua, eles se ajoelham e rezam. Depois saem animadamente pelas ruas, sendo seguidos por populares. Na chegada a casa do chefe da Companhia os marungos estão eufóricos, muito alegres por chegarem ao fim de mais uma jornada e para comemorarem, eles brincam com o triangulo de fogo, saltando entre as chamas. São verdadeiros atletas nesta arte.

Após toda esta demonstração de alegria com a chegada, a Companhia de Reis canta na entrada da casa. Um marungo pede permissão para entrar e vai cortando a faixa na entrada. Na casa, toda a população ali presente acompanha os marungos e a companhia, num jantar carinhosamente preparado, para todos que comparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts