sábado, 25 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO DE LIVROS INFANTIS

Ilustrações de livros infantis estão em exposição em São Paulo

Agência Brasil - 04/01/14

A Mostra de Arte Contemporânea em Literatura Infantil (Macli) leva à capital paulista 70 trabalhos que ilustram livros de vários autores do gênero em exposição até o dia 16 de fevereiro.

“Nós estamos deslocando aquele objeto que foi originalmente criado para ilustrar uma narrativa literária infantil, isolando-o. E fica muito evidente, quando nós o isolamos, que ele tem vida própria e conexão com a arte contemporânea”, explica Favish Tubenchlak, um dos curadores da Macli, sobre os trabalhos que podem ser vistos no Centro Caixa Cultural, no centro da cidade.

As obras foram criadas em diversas técnicas, muitas vezes refletindo pesquisa sobre materiais e procedimentos.

“Cada um está buscando a sua técnica, a sua linguagem, seu procedimento. São artistas muito sérios. Às vezes, em um livro, o escritor faz de uma forma, em outro livro faz de outra forma”, diz o curador.

Podem ser vistas ilustrações elaboradas com pintura a óleo sobre madeira, pintura acrílica sobre papel, colagem com fotografia, xilogravura e desenho digital ao som de uma trilha sonora feita especialmente para a mostra.

O ponto principal é perceber a autonomia do texto e da imagem nos livros infantis.

“É um refinamento que vem aumentando os seus adeptos. Possivelmente, sempre existiu o artista visual autor do livro infantil, mas na produção contemporânea isso acontece cada vez mais. Ele não está ali simplesmente ilustrando uma narrativa, está criando junto com o escritor”, destaca Tubenchlak.

A mostra foi delineada a partir do conceito do estranho familiar de Sigmund Freud, criador da psicanálise. “Quando a gente foi fazer essa curadoria, levou em consideração um termo cunhado por Freud, que traduzido seria ‘o estranho familiar’. Aquilo que não é você, no entanto, você reconhece de alguma forma. É estranho e também familiar”.

O pensamento se apresenta, de acordo com o curador, claramente em algumas obras, como a do brasileiro Fernando Vilela, autor do livro “Lampião e Lancelote”, ilustrado por ele mesmo e no qual o cangaceiro encontra o Rei Arthur, cavaleiro medieval das histórias da Távola Redonda. “São dois estranhos, sob todos os aspectos, de época e pessoalmente. No entanto, se encontram como em um espelho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts