sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COMO SEUS PAIS DEVEM SE SENTIR ORGULHOSOS!

No AM, paixão por leitura vira blog e traz benefícios a estudante de 13 anos

G1 Amazonas - 25/01/14
Gabriel Andion

O brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim, segundo dados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita em 2011. Desafiando as estatísticas, o estudante Gabriel Andion, com apenas 12 anos, traçou a meta de ler 40 livros em 2013. Agora, aos 13 anos, ele pretende ler 50 livros até o fim de 2014.

Gabriel também mantém um blog, o "Letras de Pijama", em que publica resenhas para cada um dos livros que lê. Por meio da internet, conheceu novas pessoas que interessam-se pelos mesmos livros que ele. O sucesso fez com que uma editora selecionasse o blog de Gabriel e a cada mês o garoto recebe livros gratuitamente para que também tenham resenhas feitas por Gabriel, além de obras destinadas a sorteios. Os gêneros favoritos são fantasia sobrenatural e YAs, os Young Adults, literatura destinada a jovens leitores de até 21 anos.

O interesse pela leitura começou logo cedo, aos seis anos. Os pais do menino compravam livros sempre que viajavam a trabalho. "Nunca dava tempo de trazermos algum tipo de presente dos lugares aonde íamos pra dar para eles. Então, como em todo aeroporto tem uma livraria, sempre trazíamos um livro pra cada um dos nossos filhos", contou a mãe, Izabel Andion. Porém Gabriel sempre lia os próprios livros e os do irmão. "O irmão sempre se interessou mais por esportes e adora pedalar. Estuda bastante, mas só lê o que é necessário", disse.

O hábito de ler bastante trouxe, desde cedo, bons resultados para Gabriel. O menino estuda o 8º ano do ensino fundamental no Colégio Militar de Manaus (CMM). Com 7 anos, Gabriel leu toda a série 'Diário de um Banana', do autor Jeff Kinney, voltada para o público infantil. A partir de então começou a ler livros maiores. "Quando ele passou para o Colégio Militar, nós vimos o resultado de tanta leitura, pois a concorrência é muito alta. A redação e a prova de língua portuguesa dele foram excelentes", relembrou a mãe.

O segredo para ler tanto é conciliar o tempo. A média de leitura do garoto é de um livro por semana. "Todos os dias chego em casa, acesso o blog por 15 minutos, faço o dever de casa e começo a ler", explicou. Em época de provas, Gabriel diminui o ritmo e se dedica mais aos estudos. "No primeiro semestre de 2013, li apenas nove livros da meta, porque fiquei apertado no colégio. Já na segunda parte do ano tive que correr com os outros 31", relatou.

A internet, muitas vezes vista como uma dor de cabeça para os pais, é bem aproveitada por Gabriel, segundo a mãe. A ferramenta foi um dos meios que ajudou Gabriel a aprender inglês logo cedo. "Sei um pouco de inglês porque gosto de ouvir músicas de fora que acho na internet". Dos 50 livros que Gabriel pretende ler em 2014, cinco deles deverão se em inglês.
A mãe de Gabriel afirmou que ela e o marido, Marcelo Andion, sempre acompanham os comentários que Gabriel recebe no blog. "Receio nós temos. Buscamos sempre orientá-lo pra ele tomar cuidado, mas nunca vimos nada que nos preocupasse. A gente sempre acompanha pra ver com quem ele está interagindo. Ele também é bastante consciente dos riscos que corre na internet", ressaltou.

Na internet, Gabriel também encontra inspiração. O jovem começou a fazer resenhas inspirando-se nos blogs de outros fãs de literatura. No início, não sabia muito bem como escrever, mas logo pegou o jeito. Seguindo ainda o exemplo de outros blogueiros, Gabriel quer ainda lançar um livro.

Os pais de Gabriel não classificam a compulsão por leitura do menino como desperdício, e sim como investimento. "Ele escreve bem por causa da leitura. Quem lê muito escreve bem. Muitos amigos nossos acham que nós revisamos o que ele escreve no blog. Isso deixa a gente muito orgulhoso", relatou a mãe, sorridente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts