sábado, 11 de janeiro de 2014

CAMPANHA NOS ANOS 30 E 32

segunda-feira, 14 de março de 2011


 A CIDADE DE CAMPANHA NOS ANOS
                   DE 1.930 A 1932

                                          
               SERAFIM MARIA PAIVA DE VILHENA

                    
                             "Para que não se possa abusar do poder,
                                é preciso que o poder controle o poder"
                                                                          Montesquie

                              " Se quiser por a prova o caráter de um
                                  homem, dê-lhe poder".
                                                             Abraham Linconln

                               "Arrazam-se as bastilhas, mas da con-
                                  vulsão social surgem tipos anormais -
                                                 que tomados da vertigem do poder,  -
                                  se entregam às mais atrozes persigui-
                                   ções". 
                                                                        Waldemar Veiga de Oliveira


                                 Foram anos de grandes movimentações politicas em todo Pais, provocada por dois movimentos armados: a revolução de de 1930 que pôs fim a chamada "República Velha", com a deposição do presidente Washington Luiz, e a revolução de 1932, chamada de "Revolução Constitucionalista", deflagrada pelo estado de São Paulo, contra o governo provisório de Getúlio Vargas.
                                  Evidentemente  esses movimentos refletiram na vida politica do país e, por consequencia, nos estados e municípios. Existia em Campanha nessa época duas agremiações políticas- partidárias, conhecidas como "Açúcar" e "Rapadura" (era comum, nessa época, apelidos para as agremiações politicas)
                                         
                                       O Dr. Serafim Maria Paiva de Vilhena, desde 1.918 passou a integrar - eleito pela a legenda dos "Açúcar"- a Câmara Municipal de Campanha sucessivamente como vereador, presidente da Câmara e Agente Executivo. Neste último munus público, equivalente a prefeito, hoje, teve atuação destacada no movimento revolucionário de 1930, podendo ainda assegurar ambiente tranquilo a comunidade Campanhense, evitando o terror e o êxodo da população.
                                     Simpatizante de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, ex-Presidente do estado de Minas, principal articulador e organizador da "Aliança Liberal" e um dos lideres da revolução de 1.930 que, já em 1.929, em discurso proferido dizia: "Façamos a revolução pelo voto antes que o povo a faça pelas as armas". Serafim, empolgado com as idéias progressista de Antônio Carlos, passa integrar a nova agremiação politica, a "Aliança Liberal"                                                                                                                      O vereador José Messias Dias, líder dos "Rapadura", que também se postou ao lado dos revolucionários, cuja única atuação revolucionária foi dinamitar a ponte sobre o rio Palmela, na suposição de que os Paulistas, aliados do governo federal, pudessem entrar na cidade, o que nunca aconteceu - foi nomeado prefeito da cidade de Campanha, pelo então governador revoluciónário, recém eleito,  Olegário Maciel.
                                      A atuação de José Messias a frente da prefeitura de Campanha foi a mais desastrosa possível. Uma comunidade acostumada a liderança de homens de raízes tradicionais, austeros e invulgares, verdadeiros paradigmas de um povo que os admirava e os respeitava como lideres  autênticos, passou a impor o cotidiano do despotismo, da arbitrariedade, do despreparo e do desatino daqueles, que um dia, julgaram-se capazes de conduzir o destino de uma comunidade ordeira e pacifica, como era a população Campanhense. Incontestavelmente jogou o histórico município da Campanha às trevas medievais. Rememorou em sua gestão os terríveis tempos de “Roma Restricta” .
                                     . O seu desiderato terrorista atinge o limite da irresponsabilidade e do desatino, quando ordena o que ficou conhecido como a "noite do terror". Numa tentativa de subjugar pela força e amedrontar os opositores e a população - o prefeito e seus capangas, mais o destacamento policial local, promovem um tiroteio por toda a cidade, ocupando as ruas principais, atirando indiscriminadamente nas casas e em locais públicos. Felizmente não houve mortes, muito embora, tinha-se evidente o assassinato de lideres e opositores ao regime local, como a de Serafim de Vilhena e o Sr. Digo Almeida que não era politico, mas que reagiu ao tiroteio em defesa da população e por pouco não teve toda a família assassinada.
                                                                 Homem determinado, destemido e com uma liderança sempre voltada para o bem da coletividade, Serafim  se insurge contra a administração e a tirania de José Messias,  em  defesa de uma sociedade vitima da crueldade,do autoritarismo e do abuso de autoridade. Promove o enfrentamento com destemor e com a firmeza própria daqueles que lutam contra a tirania de uma minoria perniciosa, com a única arma com que dispõem: "a força moral"
                      E o fez com a galhardia de homem de princípios inquebrantáveis. Viajou para capital do Estado - as suas expensas - e la permanecendo por cerca de 40 dias,com objetivo explicito de destituir, por meios legais, o atual chefe  do executivo municipal da cidade de Campanha . Seu único objetivo era re-instaurar a ordem e dar alforria ao povo Campanhense.
                       Não à toa o ex-Presidente Tancredo afirmava que o maior compromisso de Minas é com a liberdade. A liberdade está incrustada nas raízes do mineiro e não é por acaso que se destaca em seu Pavilhão. Minas é terra da Inconfidência.
                    Imbuído deste propósito é que Serafim se mostra firme e convincente perante ao  governador do Estado, Olegário.Maciel, sobre a necessidade imperiosa de destituir o prefeito e assegurar ao município e a comunidade Campanhense,  a paz e a tranquilidade tão almejada por toda população que,  por circunstâncias inexplicáveis, se vê diante do arbítrio, do terror e do despotismo.
                                   Serafim sempre exerceu uma liderança voltada para o bem público, a par de uma conduta exemplar, firmeza de vontade, atributos esses que  foram decisivos ao seu proposito,  não dando ao governador outra alternativa, senão a destituição de José Messias. Graças a essa atuação descomprometida com o interesse pessoal, a paz e a tranquilidade e principalmente a liberdade são restaraudas e devolvidas à comunidade Campanhense.
                                               Deposto José Messias, ato contínuo, o governador nomeia o Engenheiro Antonio Manuel de Oliveira Lisboa, prefeito de Campanha, que governou a cidade de l6/06/1.932 a 11/01/1.936.
                           O Dr. Lisboa, como era conhecido, não era Campanhense, morava em Belo Horizonte, onde exercia um cargo público. A sua nomeação para prefeito de Campanha constituiu  mais uma demonstração da liderança de Serafim sempre voltada para o interesse da comunidade. Foi essa a conduta que sempre norteou a sua vida pública: nada pretendeu em beneficio próprio  Perguntado pelo governador: o senhor quer que eu destitua o José Messias e nomeia o senhor Prefeito de Campanha? O que prontamente Serafim responde: não, não quero, o que postulo de V. Excia. é a destituição do prefeito atual e a  nomeação de um cidadão honrado, estranho à cidade, capacitado, de sua confiança e capaz de  pacificar a cidade e restaurar a ordem e tranquilidade. É o que a Campanha precisa.
                               Ao desembarcar em Campanha de regresso de Belo horizonte, na noite de 9 de junho de 1.932, apos destituir José Messias, Serafim viveu uma das maiores emoções - senão a maior -   de sua vida pública. Ali estavam na estação ferroviária da cidade, ocupando toda a plataforma e a s ruas próximas, toda a população Campanhense, pessoas de todas as classes sociais estavam ali presentes, desde os mais simples aos de maiores representatividade, foi uma verdadeira consagração pública. Apos ser saudado e cunprimentado por todos, a multidão o acompanhou até a sua residencia, onde sua esposa e filhos o esperavam.
                       
                  Serafim Maria Paiva de Vilhena, foi um homem de firmeza de caráter e, em toda a sua existência teve, como caracteristica, o propósito de continuar a ser aquilo que é, com suas opiniões e o seu procedimento. Com grande força de atenção e firmeza  de vontade, não se revestiu das coisas que o rodeavam e nunca mudou de sentimentos conforme ocasiões.
Sempre soube o que fazia e porque fazia, não se deixava seduzir pela popularidade, renegando a própria consciência O que nobremente sentia, virilmente sustentava e fortemente esperava, com elevação de pensamentos, clareza de objetivos e franqueza de seus atos.

Tarcísio Brandão de Vilhena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts